Embora o Universo Cinematográfico Marvel seja baseado nas histórias em quadrinhos da Casa das Ideias, o mesmo também influencia as narrativas da editora. Por exemplo, Robert Downey Jr. conseguiu inserir tanta autenticidade em sua performance como Tony Stark que o personagem nas páginas acabou ganhando algumas alterações correspondentes à sua versão nas telas. Sendo assim, o impacto cultural do UCM é significativo para os moldes das HQs da editora. Logo, não foi uma surpresa ver que a grande repercussão em torno de Pantera Negra (2018) alterou a forma como o herói e sua nação eram retratados nos quadrinhos e o tornaram ainda mais importante nesse universo (via Screen Rant).

Atualmente, Pantera Negra atua como líder dos Vingadores, nos quadrinhos, e opera um serviço de inteligência que cruza o globo gerenciando invasões cósmicas. No entanto, recentemente foi apresentada uma versão inédita da história do protetor de Wakanda. De acordo com o filme de Ryan Coogler, o Pantera Negra é o campeão da deus pantera Bast. Consequentemente, o escolhido passa a contar com uma super força, velocidade, agilidade e resistência necessárias para proteger sua nação. Pelo que sabemos, o primeiro Pantera Negra foi o homem que unificou as tribos de Wakanda e descobriu o potencial do vibrabium. Até então, o mais recente representante dessa longa linhagem de Panteras Negras é T'Challa.

Contudo, através das mais recentes aventuras dos Vingadores e dos X-Men, a Marvel Comics vem apresentando novas atualizações em torno dessa figura misteriosa. Afinal, quem exatamente foi o primeiro Pantera Negra? Bom, reunimos aqui alguns detalhes que foram apresentados até o momento.

O primeiro Pantera Negra atuou ao lado dos primeiros Vingadores

Publicidade
continue a leitura

Apesar de considerarmos Homem de Ferro, Viúva Negra, Thor, Capitão América, Hulk e Gavião Arqueiro como os Vingadores originais, nos quadrinhos houveram nomes que os antecederam. Em Marvel Legacy, uma série de quadrinhos, a Marvel apresentou Vingadores pré-históricos. Segundo a história, os primeiros heróis a carregarem o título atuaram há um milhão de anos no passado. Os integrantes da equipe eram Estigma, Fênix, Odin, Agamotto, Punho de Ferro, Pantera Negra e Motoqueiro Fantasma. Surpreendentemente, essas foram as primeiras versões dos heróis que conhecemos. Sendo assim, muitos deles foram antecessores diretos dos atuais Vingadores.

Pois bem, nessa época, o mundo era dominado por Mephisto e a raça humana estava lutando para sobreviver. Assim, juntamente com os demais membros da equipe, Pantera Negra veio defender a humanidade. "O Pantera foi o primeiro a descobrir como manipular a rocha de vibranium", reconheceu Odin. "E o primeiro a desvendar seus [do vibranium] muitos segredos. Nunca fiquei tão impressionado por um mortal", disse o deus nórdico.

Ele também era digno de portar o Mjolnir

Publicidade
continue a leitura

Posteriormente, Vingadores #36 revelou que esse primeiro Pantera Negra também foi capaz de usar o Mjolnir, o famoso martelo de Thor. Aliás, parece que o Pantera Negra usou a arma contra Mephisto muito antes do Deus do Trovão usar fraldas. Aparentemente, a dignidade dessa figura está associada ao fato dele ser um campeão de Bast. Portanto, assim como o Pantera Negra original, todos os seus sucessores seriam capazes de levantar o martelo. Será que isso aconteceria no UCM?

Ele foi o criador da Skybreaker

Publicidade
continue a leitura

Há alguns dias atrás comentamos sobre a possibilidade da eclosão de uma guerra civil em Wakanda. A mesma seria resultado de uma atividade dos X-Men, que enviaram Tempestade para tomar posse de Skybreaker, uma poderosa lâmina capaz de conduzir, amplificar e canalizar energia, ou seja, uma arma bastante destrutiva. De acordo com a mutante, "os ancestrais daqueles que viriam a se tornar os Wakandianos forjaram a arma pra falar com o estrondo do trovão". O principal responsável por criar Skybreaker é conhecido como Olumo ou Conhecedor. Ao que tudo indica, ele percebeu que o fogo normal não conseguiria forjar o metal, então utilizou um vulcão para tal.

Mais tarde, a Skybreaker acabou servindo como chave para o desenvolvimento de toda a tecnologia de Wakanda. O povo da nação estudou a lâmina para entender seus poderes e assim, gradualmente, foram desvendando os segredos do vibranium. "O condutor os ajudou a desbloquear uma compreensão mais profunda do mundo e a desenvolver tecnologia em um ritmo alucinante. Ele ajudou a catapultar Wakanda para o futuro", explicou Tempeestade.

Então, parece que o primeiro Pantera Negra foi um figura muito mais importante do que poderíamos imaginar. E então, gostaria de saber mais detalhes sobre ele? Compartilhe sua opinião com a gente.

Imagens: Marvel

Publicado em: 20/10/20 17h32