Esportes

Menos de 30% dos torcedores brasileiros apoiam a Seleção atual

0

Com duas décadas sem conquistar a Copa do Mundo, a popularidade da Seleção Brasileira enfrenta uma queda entre os torcedores.

Segundo dados de “O Maior Raio-X do Torcedor”, apenas 29% dos brasileiros que se declaram fãs de um clube de futebol aprovam o desempenho atual da equipe.

Uma pesquisa conduzida pela CNN/Itatiaia/Quaest revela que, entre os entrevistados, 34% consideram o momento negativo, enquanto 35% o avaliam como regular.

Ao analisar a opinião por gênero, as mulheres apresentam uma avaliação mais positiva da seleção brasileira. 35% delas veem o momento como positivo, em comparação com 23% dos homens.

Na avaliação regular, há um empate de 35%, mas 27% das mulheres acham que o desempenho é negativo, enquanto 41% dos homens compartilham dessa visão.

Popularidade da Seleção cai com a idade

Via Diário do Nordeste

A segmentação por faixa etária indica que quanto mais velho o torcedor brasileiro, menor é a sua satisfação com a seleção no momento atual.

Entre os entrevistados de 16 a 30 anos, a equipe é vista de forma positiva por 39% deles. Esse número cai para 25% na faixa etária de 31 a 50 anos e chega a 23% entre aqueles com mais de 51 anos.

As três faixas etárias apresentam avaliações praticamente empatadas na categoria “regular”, com 35% (16 a 30 anos), 34% (31 a 50 anos) e 37% (51 anos ou mais).

No entanto, a análise negativa varia significativamente, com 25% dos entrevistados mais jovens considerando o momento ruim. Enquanto isso, 39% dos entrevistados de 31 a 50 anos e 38% dos entrevistados com 51 anos ou mais compartilham dessa opinião.

Uma possível explicação para esse fenômeno é que pessoas mais velhas tiveram a oportunidade de acompanhar outras equipes da seleção que venceram a Copa do Mundo, o que as torna mais exigentes e críticas com o desempenho atual.

Além disso, esses torcedores podem comparar a atual seleção com as equipes do passado, o que pode resultar em uma avaliação mais negativa.

Por outro lado, os torcedores mais jovens podem ter uma visão mais otimista e esperançosa, uma vez que tiveram menos experiências passadas para comparar.

Esperança no futuro

Via Superesportes

Existem dados que comprovam a teoria anterior. Apesar da avaliação negativa da popularidade da Seleção atualmente, os torcedores brasileiros mantêm a esperança de que a situação irá melhorar no futuro.

De acordo com a pesquisa, 50% dos entrevistados acreditam que o Brasil vencerá a Copa do Mundo de 2026, que será sediada em conjunto pelo México, Estados Unidos e Canadá. Enquanto isso, 42% acreditam que a seleção brasileira continuará no aguardo do tão sonhado Hexa.

A pesquisa ainda revela que por faixa etária, 62% dos entrevistados entre 16 e 30 anos acreditam no hexa em 2026, enquanto 32% não acreditam, ou seja, pessoas mais jovens que acompanham o time atualmente e possuem outros ídolos.

Nomes como Neymar e Vini Jr. se consolidaram entre os mais novos, enquanto pessoas mais velhas ainda possuem outros espelhos de talento para comparar.

Por isso, entre os entrevistados de 31 a 50 anos, 43% acreditam e 49% não acreditam. Para aqueles com 51 anos ou mais, 44% acreditam e 45% não acreditam na conquista do título.

Quanto ao gênero, as mulheres mostram-se mais confiantes, com 57% acreditando na conquista do hexa em 2026, enquanto apenas 43% dos homens compartilham essa opinião.

Via CNN

Isso também pode ter influência em termos de comparação. Homens possuem maior tendência cultural e histórica de acompanhar campeonatos. Por isso, monitoram o desempenho dos craques em outros times e torneios externos.

Dessa forma, apresentam-se mais céticos do que as mulheres quando o assunto é a popularidade da Seleção e a chance de um novo título de campeonato mundial.

Qual o método?

Durante o período de 29 de março a 2 de abril de 2023, a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest entrevistou 6.507 torcedores com 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras.

A margem de erro máxima da pesquisa é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos, com um nível de confiabilidade de 95%.

 

Fonte: CNN

Imagens: CNN, Diário do Nordeste, Superesportes

Conta de água de R$ 7,6 milhões viraliza nas redes sociais

Artigo anterior

Como era a preparação de um guerreiro espartano?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido