Mentir no Facebook corrompe suas memórias reais

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      29/12/14 às 20h06

Se você é desses que "aumenta mas não inventa", saiba que isso não é lá o suficiente. Ou ao menos é o que comprova a nova pesquisa do britânico Dr. Richard Sherry, membro-fundador da Sociedade para Neuropsicanálise da Inglaterra, que aponta que quanto mais as pessoas mentem em seus perfis virtuais, mais tendem a acreditar nas próprias mentiras.

Na máxima política de que "uma mentira contada mil vezes é uma verdade", o nosso próprio cérebro tende a alterar nossas recordações para que façam sentido de acordo com a maneira que queremos expor certo acontecimentos. O que é bastante comum, já que a pesquisa de Sherry revelou que 20% das pessoas assume (fora as que não assumem!) que camufla ou abertamente distorce a verdade para impressionar amigos, sendo que os principais focos de mentira são promoções no trabalho, atividades durante feriados e no fim de semana e relacionamentos - ou seja, quase tudo do que se fala no Facebook.

How-to-stop-Facebook-addiction

A pesquisa, realizada com jovens de 18 a 24 anos,  teve início para confirmar boatos e outras pesquisas de que as redes sociais poderiam ter efeitos comprometedores para a memória autobiográfica. De acordo com Sherry, isso pode ser bom a curto prazo, mas leva a sentimentos de vergonha e indignidade com o tempo.

facebook-addition-disorder

"Ser competitivo e querer colocar o nosso melhor para os outros em busca de apoio ou empatia nos nossos pares é totalmente compreensível. No entanto, o lado negativo deste conformismo social é quando nós nos perdemos ou nos negamos a recordar o que vivemos, o que falamos e sentimos em dados momentos. Quando isso começa a acontecer, sentimentos de culpa e desgostos podem criar uma armadilha cognitiva de alienação, e, possivelmente, até mesmo uma sensação de desconexão e paranoia".

20130711-000014

É, não pareceu muito tentador, não é mesmo? Se sua vida é ruim, aqui um conselho grátis: saia do Facebook e vá fazer algo que você acha útil para a humanidade.

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+