Ciência e Tecnologia

Meteorito que atingiu uma casa em Nova Jersey pode ter vindo do Cometa Halley

0

Na cidadezinha de Hopewell, localizada em Nova Jersey, nos Estados Unidos, uma família vivenciou um evento raro e empolgante com um meteorito no telhado de sua casa.

Após examinar a pedra, a polícia determinou que se tratava de um corpo comum, e não de detritos espaciais. Ela media cerca de 10 centímetros por 15 centímetros.

Embora um acontecimento desse tipo seja incomum na cidade, que abriga apenas 2.000 habitantes, o relatório policial despertou ainda mais entusiasmo. Isso porque existe a possibilidade de que o objeto seja mais do que um simples meteorito.

Surgiu a hipótese de que a pedra seja proveniente do cometa Halley, conferindo-lhe um status ainda mais especial e valioso para a comunidade científica.

Via Só Cientifica

Pequeno risco de receber um meteorito no telhado

Embora seja extremamente raro, ser atingido por um meteorito no telhado ainda é uma preocupação para muitas pessoas.

Até o momento, há apenas um caso registrado de uma pessoa atingida por um meteorito, e mesmo assim ela sobreviveu, embora tenha ficado com grandes hematomas quando o objeto ricocheteou em seu rádio.

Outra mulher teve a sorte de escapar ilesa dois anos atrás, quando um meteorito caiu em seu travesseiro.

No entanto, o Departamento de Polícia de Hopewell Township (HTPD) relatou que, no incidente em questão, uma casa foi atingida, mas não houve relatos de feridos, já que estava desocupada no momento.

Apesar disso, a polícia está levando a sério o potencial perigo representado pelo objeto.

Como os meteoritos não são abordados no manual de treinamento das forças de segurança, o relatório afirma que o HTPD entrou em contato com várias outras agências em busca de assistência para identificar o objeto de forma definitiva e garantir a segurança dos residentes e do próprio objeto.

A proteção da comunidade é uma prioridade absoluta para a polícia, especialmente em casos tão raros e complexos como este.

Em uma declaração, o departamento explicou que existe relação possível com a chuva da chamada Eta Aquarids. No entanto, a investigação continua.

O que é Eta Aquarids?

Via Só Cientifica

Além de serem uma das chuvas de meteoros mais brilhantes e aguardadas do ano, as Eta Aquarids também se originam de detritos do cometa Halley.

Embora o cometa tenha visitado pela última vez o sistema solar interno há 37 anos, sua influência ainda é perceptível por meio dos fragmentos de poeira e gelo liberados durante sua passagem.

Esses resíduos continuam seguindo suas órbitas, e a Terra os encontra anualmente nos meses de maio e outubro. Assim, origina as chuvas de meteoros Eta Aquarids e Orionids, respectivamente.

É realmente cativante pensar que os meteoros que iluminam o céu nessas épocas do ano têm suas origens conectadas a um dos cometas mais famosos e icônicos do nosso sistema solar.

A denominação dessas chuvas de meteoros em homenagem às regiões do céu de onde parecem emanar torna-as ainda mais especiais para os observadores noturnos.

As Eta Aquarids certamente despertam a curiosidade de muitos, especialmente daqueles fascinados pelas maravilhas do universo.

Espetáculo

A maioria dos meteoros da chuva de meteoros Eta Aquarids possui dimensões diminutas, comparáveis a um grão de areia ou até menores.

Eles são difíceis de detectar a olho nu e só se tornam visíveis devido às altas temperaturas alcançadas ao entrar em contato com a atmosfera em alta velocidade, resultando em sua rápida visualização.

No entanto, o objeto que atingiu a casa em Hopewell, Nova Jersey, era consideravelmente maior do que os meteoros típicos da chuva de meteoros Eta Aquarids.

As camadas externas do objeto se queimaram durante sua entrada na atmosfera. Essa foi a primeira vez que um objeto dessa magnitude veio do Eta Aquarids.

A polícia de Hopewell mencionou a chuva de meteoros Eta Aquarids no relatório. No entanto, ainda não está claro se isso foi apenas uma suposição ou se especialistas em meteoritos os aconselharam a considerar essa possibilidade.

Ainda é cedo para tirar conclusões sobre a origem do objeto, mas a ideia de que ele possa ter vindo dos Eta Aquarids é intrigante e pode se tornar um tema de pesquisa para especialistas em meteoritos.

 

Fonte: Só Cientifica

Imagens: Só Cientifica, Só Cientifica

Imagens no México mostram um novo buraco azul gigante e pode ter outras formas de vida dentro

Artigo anterior

Veja curiosidade sobre os olhos dos gansos-patolas que sobrevivem à gripe aviária

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido