Poucas coisas são piores do que sentir qualquer do, não é verdade? Na verdade, talvez essa seja, de fato, a pior coisa do mundo. Diversas coisas resultam em sensações ruins, como cansaço e, como afirmamos, dores. E, acredite, diversas dores que sentimos no corpo são decorrentes de problemas de postura. A forma como nos sentamos e andamos pode nos prejudicar mais do que imaginamos. Foi a partir disso que surgiu o método Mizoguchi. Esse consiste em uma série de exercícios bastante fáceis de executar e que exigem apenas alguns minutos do seu dia. Essas práticas são capazes de atuar na correção da postura.

Isso garante diversos benefícios sem exigir muito esforço. Essa técnica foi criada por uma bailarina chamada Yoko Mizoguchi. De acordo com ela, o método serve para desbloquear as articulações, além de recuperar a flexibilidade do corpo. E foi pensando um pouco mais sobre essa técnica que decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. Saiba o que é o método Mizoguchi, que é perfeito para corrigir a postura, logo nos ajuda com diversos tipos de dores. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, vamos lá.

Do que se trata o método Mizoguchi

Esse método é uma atividade básica baseada no ajuste e na movimentação das articulações. O objetivo é recuperar a mobilidade natural, além de melhorar a postura sem grandes esforços. Yoko, a criadora do mesmo, idealizou esse método como uma opção para quem enfrenta dificuldades em praticar modalidades mais intensas. Ioga e pilates são exemplos. Com isso, pretende reduzir a tensão muscular com um conjunto de movimentos que levem alguns minutos.

1 - Caminhada com os glúteos

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Esse exercício consiste em se movimentar apenas usando os glúteos. Precisa então sentar-se com as pernas flexionadas conforme mostra a imagem. Mantenha sempre a postura bem reta e balance o corpo lateralmente, simulando uma caminhada. O benefício do exercício é a melhoria no movimento da pélvis e do quadril. Isso possibilita caminhadas com mais coordenação e resistência.

2 - Rotação de ombros

Esse é um movimento bastante simples, podendo ser executado em pé ou sentado. Só é preciso mover os ombros em círculos, começando pela frente e girando para trás. Assim, aliviamos a tensão não só dos ombros, mas também do pescoço. Trata-se de um exercício perfeito para quem trabalha muito tempo diante do computador ou realizando tarefas ligadas à rotina de escritório.

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3 - Rotação de escápula

Outro movimento recomendado para as pessoas que ficam muitas horas sentadas no escritório. É preciso mover os ombros em forma de cruz, de cima para baixo, de frente para trás. Após isso, finalize com um giro. O exercício leva apenas alguns segundos, o que são suficientes para relaxar a tensão nas costas.

4 - Massagem de glúteos

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O exercício dura cerca de apenas um minuto. É preciso uma bolinha de tênis. Após consegui-la, deite-se no chão com a barriga virada para cima. Em seguida, coloque a bolinha sob os glúteos e faça movimentos giratórios com o quadril por 30 segundos. Repita isso com a outra nádega. Desta forma, será possível melhorar a mobilidade do quadril, liberando a tensão muscular da pélvis.

Ilustrações: Incrível Club

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Publicado em: 02/10/20 13h21