Todos nós temos aqueles dias ruins, onde nada parece estar se saindo bem. O estresse no trabalho, ônibus lotados, trânsito parado, pressão na faculdade, vida amorosa em crise... essas são algumas coisas que fazem qualquer pessoa surtar de uma hora para outra. Por esses motivos, a presença de um psicólogo é tão importante. Eles são especialistas que nos ajudam a resolver nossos problemas, superar os medos e organizar nossos sentimentos. Tudo isso para que fiquemos calmos e saudáveis. No entanto, eles também são seres humanos e, muitas vezes, precisam lidar com seus próprios estresses. No final de um dia, esses profissionais podem também "surtar".

Se você já fez algum tipo de terapia com essas pessoas, sabe bem do que estamos falando. Mas, será como eles fazem para lidar com suas frustrações de vida? Pensando um pouco sobre isso, decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou alguns métodos usados por psicólogos para se livrar do estresse. Compartilhe com seus amigos desde já e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Métodos que os psicólogos usam para se livrar do estresse

1 - Escreva tudo o que sente

Publicidade
continue a leitura

John Duffy é psicólogo clínico e autor de um livro sobre educação de adolescentes. Segundo ele, para reduzir o estresse, faz anotações. Pensamentos, situações, relacionamentos com pessoas, ideias para artigos. Ele escreve absolutamente tudo o que se refere a sua mente. Este é um processo criativo muito útil, pois ajuda a esquecer dos problemas, além de clarear a mente. Diminui ainda a tensão.

2 - Selecionar bem os ingredientes na hora de comprá-los para um prato

Jeffrey Sumber é psicoterapeuta, escritor e professor. Ele usa um método diferente para lidar com o estresse. "Quando me sinto deprimido, gosto de comer. Mas deve ser uma comida saudável ou um prato que nunca fiz antes. Passo muito tempo na loja, escolhendo os ingredientes. Depois, corto com cuidado, preparo os molhos e devagarinho como o prato. Costumo postar os resultados no Facebook para deixar meus amigos com inveja".

3 - Contraia os músculos

Publicidade
continue a leitura

O psicoterapeuta americano Kevin Chapman usa o método de relaxamento muscular desenvolvido em 1920. A ideia é bem simples. Após qualquer tensão forte, vem um grande relaxamento. Isso quer dizer que, se você contrair os músculos por 10 segundos, após isso, relaxar por 20 segundos ajudará.

4 - Reaja de forma correta ou de forma alguma

Publicidade
continue a leitura

A psicóloga Susan Krauss Whitbourne não luta contra o estresse. Ela possui um mantra especial quando entra em uma situação estressante. A profissional diz: "Não posso mudar a situação, mas posso mudar minha reação". Uma reação negativa ajuda a evitar estresse e até obter uma experiência, caso você trate como um desafio. Você pode ainda aprender com seus erros.

5 - Gaste uma hora do seu dia com seu hobby ou coisas que gosta de fazer

Amy Przeworski é uma psicóloga que recomenda reservar um período de tempo em que você possa fazer o que quiser. Leia, desenhe, cozinhe, faça exercícios ou o que gostar de fazer. Não misture com trabalho ou responsabilidades. Não fique com pensamentos negativos. Esse é um momento de descontração.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Publicado em: 25/09/20 14h45