Misteriosos ruídos estão sendo captados a apenas 36 km da Terra. ESCUTE AQUI

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      13/05/15 às 23h22

A NASA está agitada com esse novo mistério que surgiu próximo do nosso planeta. Isso bizarro ruído está sendo captado a apenas 36 km de distância da Terra. Não se sabe o que ou quem pode estar emitido esse ruído que mais parece ter saído de um episódio de Arquivo X. Tudo foi registrado da seguinte maneira: a NASA estava fazendo uma experiência com um balão de alta altitude que capturou o som inexplicável.

Esse tipo de som é caracterizado como "infrassom" pois são sons que são emitidos em uma frequência abaixo de 20 hertz, que é a frequência mínima que nossos ouvidos escutam. A agência aumentou a frequência do áudio para que pudessem escutar o que estava sendo enviado. Os ruídos são uma mistura estranha de que soa como chiados de TV, alguns estalos, gritos amplificados e muita estática.

"Soa meio como Arquivo X", disse Daniel Bowman, um doutorando em geofísica da Universidade da Carolina do Norte que, projetou e construiu o equipamento que gravou os sons. Bowman construíu microfones capazes de gravar ondas infra e envia-las para a NASA. A experiência fazia parte de um projeto estudantil que buscava incentivar estudantes a se interessarem em um plano de carreira aeroespacial.  A NASA planeja enviar mais dispositivos de gravação lá pra cima este ano para ouvir mais destes sons peculiares e desvendar esse mistérios. O balão sobrevoou por 9 horas cerca de 725 km da superfície terrestre numa altitude máxima de 38 km.

Infrassom

38

Ondas infrassônicas podem se propagar por longas distâncias, pois são menos sujeitas às perturbações ou interferências que as de frequências mais altas. Infrassons podem ser produzidos pelo vento e por alguns tipos de terremotos. Os elefantes são capazes de emitir infrassons que podem ser detectados a uma distância de 2 km.

É comprovado que os tigres têm a mais forte capacidade de identificar infrassons. Seu rugido emite ondas infrassônicas tão poderosas que são capazes de paralisar suas presas e até pessoas. Há mais de 50 anos é estudada uma forma de usar o infrassom em armas de guerra, já que sua potência pode destruir construções e até mesmo estourar órgãos humanos. Ainda se estuda os efeitos dos infrassons para o psicológico humano.

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+