Curiosidades

Monalisa: Curiosidades intrigantes sobre a obra de Da Vinci

0

Muito provavelmente, você já ouviu falar de Monalisa! Isso porque trata-se do quadro artístico mais famoso de todo o mundo. Também conhecida como A Gioconda ou Mona Lisa del Giocondo, a obra de Leonardo da Vinci ultrapassou todas as barreiras, fazendo do artista um dos mais eminentes homens do Renascimento Italiano. O pintor começou essa obra em 1503, representando uma mulher com sua expressão introspectiva e um semblante facial tímido. O sorriso de Mona Lisa é restrito e o seu corpo dentro dos padrões de beleza da época em que foi criada. Em toda a história da arte, nenhum retrato conseguiu ser mais famoso e respeitado que esse.

Hoje, Mona Lisa se encontra no Museu do Louvre, em Paris, onde atrai centenas de milhares de pessoas que querem vê-la de perto. Mas, a obra tem confundido a compreensão e o imaginário de diversos críticos de arte e também historiadores em busca de informações sobre a mesma ou sua época e o público geral por séculos. Existem diversas coisas intrigantes por trás dessa obra e nós listamos algumas delas. Confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Curiosidades intrigantes por trás de Mona Lisa

Identidade

Até hoje, a identidade de Mona Lisa é um verdadeiro mistério. Ninguém sabe, de fato, quem é a mulher da pintura. No entanto, a maioria dos pesquisadores acredita que trata-se de Lisa Gherardini, conhecida como Lisa del Giocondo, uma mulher nascida em Florença, no ano de 1479. Teorias dizem que o quadro foi encomendado por seu marido, Francesco di Bartolomeo de Zanobi del Giocondo. Lisa teria levado uma vida boa com o marido trabalhando como comerciante de seda e tecidos. Quanto à família, a mulher teve cinco filhos: Pierro, Andrea, Camilla, Giocondo e Marietta.

Mas, existem algumas hipóteses que sugerem que a mulher da obra seja Caterina Sforza, pois o rosto combina bastante com a Senhora de Ímola e Condessa de Forli. Há ainda outras teorias, como a de que Mona Lisa tenha sido a amante de Juliona de Médici, governante de Florença, ou Isabella d’Este, marquesa de Mântua.

Códigos

Utilizando a ampliação em alta resolução da pintura, o Comitê Nacional de Patrimônio Cultural da Itália conseguiu notar algumas letras e números pintados em diversas partes da obra. Observando o olho direito de Mona Lisa, o historiador de arte Silvano Vicenti notou as letras “LV”. Ele acredita que isso represente o próprio nome do artista, Leonardo da Vinci. O olho esquerdo da mulher pintada também trazer letras, dessa vez “CE” ou “B”, já que não são muito claros. A ponte ao fundo apresenta o número “72” ou “L” seguida por um “2”. São diversas coisas na obra que intrigam as pessoas.

Gravidez?

Vários historiadores acreditam que a mulher da obra é Lisa del Giocondo. Outra coisa que intriga é a posição dos seus braços, o que leva a acreditar que ela estivesse grávida quando foi retratada por Leonardo da Vinci. Seus braços cruzados sobre a barriga arredondada e a evidência histórica que sugere a gravidez pela segunda vez. Além disso, exames de infravermelho indicam evidências de um tipo de véu sobre os ombros. Esse tipo de véu notado, feito de linho, era usado por mulheres grávidas. Vários historiadores céticos afirmam que o véu poderia ser apenas um lenço ou pedaço de tecido pendurado sobre seus ombros. Mas, as mãos de Mona Lisa sugere que ela estivesse tentando cobrir a barriga de grávida.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Essas são as 5 qualidades das pessoas mais ricas do mundo que você precisa ter para uma carreira bem sucedida

Matéria anterior

Esses 7 famosos foram colegas de classe

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.