icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 motivos científicos para ter um cachorro

POR Diogo Quiareli EM Compartilhando coisa boa 10/09/20 às 12h48

capa do post 7 motivos científicos para ter um cachorro

Não há dúvidas de que o cão é, de fato, o melhor amigo do homem. Todas as pessoas que dizem ter um cachorro em casa, sempre falam sobre a lealdade do bichinho. Não importa o que você seja, não importa suas crenças religiosas, seu lado político e nem mesmo seu passado sombrio, esses seres sempre estão dispostos a dar todo o amor do mundo. Nada melhor do que chegar em casa após um dia cansativo e se deparar com um cachorro nos esperando, cheio de felicidade. Isso pode, de fato, mudar tudo o que estamos sentindo. Até mesmo as frustrações parecem ir embora.

Essa relação entre o homem e o cão não é nada recente. Esse companheirismo já tem mais de 18 mil anos, visto que o cachorro foi um dos primeiro animais domesticados da história. Há vários motivos sociais e emocionais para termos um animalzinho desses dentro de casa. Se não for o suficiente, trouxemos alguns fatos científicos que explicam por que devemos ter esses amigos peludos. E foi pensando nisso que decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. Confira conosco a seguir os motivos pelos quais os cientistas nos mandam ter um cachorro.

Motivos científicos para ter um cachorro

1 - Nos faz sorrir

Segundo um estudo publicado na revista Society & Animals, pessoas que possuem cães riem mais. Os pesquisadores pediram as pessoas que possuíam um animal assim para registrar quantas vezes riam por dia. Aqueles que tinham cães, registraram mais sorrisos do que quem não tinha.

2 - Lealdade

A origem do cão doméstico remonta entre 18.800 e 32.100 anos atrás. Isso, quando eles evoluíram dos lobos. Os lobos são conhecidos por viverem em grupos e assim desenvolvem laços fortes entre os membros da matilha. É esse comportamento que torna os cachorros tão leais. Stephen Zawistowski, conselheiro da Sociedade Americana para Prevenção da Crueldade contra os Animais, explica que os cães veem seus donos como membros do seu grupo. Desta forma, formam o mesmo vínculo estreito que teriam com seus familiares caninos.

3 - Somo mais sociais com um cachorro

No Reino Unido, cientistas da Universidade de Liverpool e da Universidade de Bristol analisaram isso. Eles descobriram que pessoas com cães eram mais propensas a encontrar outras pessoas que também eram donas de cães. Isso acontece porque os cães costumam sair de casa e farejar outras pessoas com cães.

4 - Nos mantêm saudáveis

Os cães podem nos proteger de diversos problemas de saúde. Crianças nascidas em famílias com um cachorro, têm risco menor de desenvolver asma e alergia. A razão é a poeira. Um estudo realizado pela Academia Nacional de Ciências dos EUA, mostrou que ratos expostos à poeira de domicílios onde cães podiam ficar dentro de casa desenvolveram uma comunidade alterada de micróbios em seu intestino. Isso protegia contra alérgenos.

5 - Somos mais ativos com cães

É importante fazer exercícios físicos, né? Pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, EUA, falaram sobre isso e a relação com os cães. Segundo eles, em 2011, 60% dos donos de cães levavam seu animal para caminhadas regulares. Desta forma, acabavam fazendo exercícios. Os idosos que andavam com seus cães tinham uma rotina de exercício mais regular. Desta forma, eram mais aptos fisicamente do que os idosos que andavam com outras pessoas.

6 - Os cães nos dão um senso de propósito

Eles são excelentes companheiros, principalmente para idosos. Em um estudo publicado no Journal os Social Psychology, idosos com um cachorro relataram sentirem-se mais satisfeitos com seu estado social. Além disso, com o estado físico e emocional também.

7 - Nos dão confiança

Um estudo avaliou pessoas antes e depois de terem adquirido um companheiro. Em geral, os participantes relataram maior senso de autoestima e também melhores hábitos de exercício. Além disso, menos medo do crime depois de terem um cachorro.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
Via   Hypescience  
Imagens
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest