Entretenimento

Música brasileira que mais bombou no TikTok foi ‘Desenrola bate joga de ladin’

0

É basicamente impossível imaginar um mundo onde não exista música. Ela é a responsável por dar emoção aos filmes, eventos esportivos, séries, novelas e, claro, também à nossa vida. Felizmente existem vários gêneros musicais, cantores, grupos e bandas. Com isso, novos hits e cantores surgem o tempo todo.

E se antes para uma música bombar ela tinha que ser parte da trilha sonora de alguma novela, hoje em dia a maioria dos artistas sonha em fazer sucesso no TikTok. Isso porque a rede social é um grande palco que pode sim alavancar a música de qualquer artista, se ela viralizar, é claro.

Esse ano, a música que mais bombou no TikTok foi “Desenrola bate joga de ladin”, do DJ Bel da CDD, L7nnon e Os Hawaianos. Quem divulgou isso foi a própria rede social na última segunda-feira. A segunda música mais bombada foi “Dançarina”, de Pedro Sampaio e MC Pedrinho, seguida de “Malvadão 3”, de Xamã, Gustah & Neo Beats.

Além das músicas, o TikTok também divulgou os artistas que tiveram os vídeos mais assistidos. Quem levou a melhor nesse quesito foi Anitta, seguido de Oli (Naty Rap) e Joop, também do Naty Rap. A nossa poderosa também apareceu em primeiro na categoria “aristas que mais cresceram”. Em segundo lugar ficou Oil, do Natu Rap e Ana Castela em terceiro.

Músicas que mais bombaram

  1. Desenrola bate joga de ladin – DJ Bel da CDD, L7nnon e Os Hawaianos
  2. Dançarina – Pedro Sampaio e MC Pedrinho
  3. Malvadão 3 – Xamã, Gustah & Neo Beats
  4. Quebra de ladinho faz o coraçãozinho – Dj’s Lk da Escócia, Breno, Pedrin e JL o único
  5. Beat Automotivo Tan Tan Tan Viral – Wz Beat
  6. Na rebolada – Os Quebradeiras, DJ Zullu, Machadez
  7. Malvada – Zé Felipe
  8. Sentadona (Ai Calica) – Davi Kneip, DJ Gabriel do Borel, MC Frog
  9. Vontade de morder – Simone & Simaria e Zé Felipe
  10. Acorda Pedrinho – Jovem Dionísio

Artistas mais assistidos

  1. Anitta
  2. Natu Rap (Oli)
  3. Naty Rap (Joop)
  4. Nilson Neto
  5. Luísa Sonza
  6. Ruivinha de Marte
  7. Chefin
  8. Ana Castela
  9. Lara Silva
  10. Ludmila

Artistas que mais cresceram

  1. Anitta
  2. Natu Rap (Oli)
  3. Ana Castela
  4. Natu Rap (Joop)
  5. Luísa Sonza
  6. João Gomes
  7. Chefin
  8. MC Cabelinho
  9. Ludmilla
  10. Zé Felipe

Duração das músicas

Metrópoles

Por mais que a música esteja presente há tempos na história da humanidade, ela muda conforme os tempos. Uma mudança significativa que foi observada  foi com relação à sua duração. Por exemplo, antigamente os artistas tinham que fazer as músicas para que elas se encaixassem em um vinil de 45 rotações por minuto. Por conta disso, elas tinham cerca de três minutos de duração.

Com o passar do tempo, esse tempo foi mantido pelos artistas mesmo já tendo a possibilidade de fazer canções de qualquer quantidade de tempos graças ao avanço da tecnologia. Agora, os artistas parecem que brincam mais com essa duração.

De acordo com o levantamento feito pelo (M)Dados, o núcleo de análise de dados do Metrópoles, as músicas ficaram 10 segundos mais curtas nos últimos três anos.

Para fazer essa análise, eles levaram em conta as 30 faixas brasileiras mais tocadas no Spotify em 2017, 2018, 2019. Com isso, notou-se que os lançamentos mais recentes de músicas pop brasileiras seguem esse padrão.

Se antes as músicas tinham que se encaixar em um padrão de tempo por necessidade, hoje em dia, mesmo não tendo necessariamente que se limitar, o novo “padrão” são as músicas mais curtas. Isso é visto porque a estratégia comercial se relaciona com o novo jeito de distribuição das músicas. Para quem não sabe, os artistas ganham pela quantidade de “plays” ou “streams”. Por conta disso, músicas menores podem ser tocadas mais de uma vez, resultando em mais dinheiro para o artista. 

Mas isso não é o único motivo. A chamada economia de atenção também é responsável por esse encurtamento. Até porque, quem consome muito as novidades, em sua maioria, são os jovens, e eles tendem a ter preferência por músicas mais rápidas. Isso acontece pela quantidade enorme de informações que os bombardeia diariamente.

“Com o número de lançamentos hoje em dia, você precisa prender a atenção das pessoas. Para isso, temos que acompanhar esse ritmo, produzindo faixas que captem os ouvintes da forma mais rápida e eficaz possível”, pontuou o rapper Konai.

Fonte: Extra, Farcom

Imagens: YouTube, Metrópoles

Após instalar clube de sexo em condomínio, inquilino é processado

Artigo anterior

Adoção tardia de animais idosos é incentivada por campanha da prefeitura de São Paulo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido