Ciência e Tecnologia

Nasa busca candidatos para missão de simulação de vida em Marte

0

A NASA anunciou que está em busca de candidatos saudáveis e motivados para participar da próxima missão que simula viver em Marte. Os aspirantes a astronauta devem ser cidadãos americanos ou residentes no país e ter entre 30 e 35 anos de idade.

O estudo simulado deve ocorrer na primavera de 2025, e tem como objetivo preparar a primeira viagem humana real ao planeta vermelho.

Esta será a segunda missão de “Analogia de Exploração da Saúde e Desempenho da Tripulação”, como é chamada, Neal. Os quatro selecionados viverão durante um ano no Centro Espacial Johnson da NASA, em Houston.

A agência espacial espera obter dados científicos concretos como prova de que é possível viver em marte. Por isso, os candidatos devem possuir “um forte desejo de viver experiências únicas e gratificantes”, conforme o comunicado. Além disso, precisam querer contribuir para o trabalho da NASA.

Os participantes serão remunerados financeiramente, mas os valores só serão divulgados durante o processo de seleção.

Detalhes sobre simulação para viver em Marte

Via Nasa

A simulação da missão para viver em Marte acontecerá em um habitat de 157m² impresso em 3D, localizado em Houston, Texas.

A missão simulada contará com uma equipe voluntária, além de profissionais a postos para atendê-los. A idade estabelecida também é importante, pois interfere nos resultados posteriores sobre sobrevivência e resposta do organismo.

Para se qualificar, a agência estabeleceu alguns pré-requisitos: os candidatos não podem ser fumantes, devem possuir proficiência em inglês e ter pelo menos uma pós-graduação em um campo da ciência.

Alguns exemplos de diplomas incluem as engenharias, matemática ou física. Ainda, aceitarão biologia e ciência da computação, desde que seja uma instituição credenciada pela NASA.

Também precisarão possuir no mínimo dois anos de experiência profissional ou mil horas de pilotagem de aeronaves.

A missão visa simular situações reais que os astronautas podem enfrentar no planeta, como por exemplo, falta de recursos, lidar com erros e falhas nos equipamentos e aprender como superar obstáculos de comunicação.

Ainda, os participantes deverão simular mais que apenas viver em Marte, mas também experimentar fatores climáticos, gravidade em caminhadas e manutenção de habitat.

A agência afirmou que a remuneração será semanal, como outros tipos de trabalho. Sem valores concretos, espera-se que ultrapassem o piso salarial de contratações da Nasa, considerando os riscos da missão.

O prazo para inscrições é até terça-feira, 2 de abril, através do site da NASA.

Avanço espacial

Via Nasa

Embora a missão de simulação para viver em Marte esteja programada para o próximo ano, seu anúncio já ilustra a rápida evolução da NASA e da ciência espacial.

Essa iniciativa não apenas reflete os avanços tecnológicos que permitem simulações cada vez mais realistas, mas também demonstra o compromisso contínuo da agência em preparar e capacitar astronautas para futuras missões de exploração do universo.

A NASA tem sido pioneira em diversas áreas, desde o desenvolvimento de novas tecnologias para propulsão espacial até a criação de habitats sustentáveis fora da Terra.

Além disso, parcerias com empresas privadas têm impulsionado ainda mais o ritmo do progresso, tornando possíveis avanços que há algumas décadas pareciam ficção científica.

Uma prova disso é o lançamento até então bem-sucedido de uma nova sonda para a Lua, após 50 anos. Agora, ela foi patrocinada pela SpaceX e pela Intuitive Machines, duas empresas privadas. Contudo, a parceria foi o que permitiu esse salto igualmente impressionante da agência norte-americana.

O próximo objetivo é permitir que os humanos possam viver em Marte, ou buscar alternativas viáveis de sobrevivência.

Essa missão simulada não é apenas um exercício isolado, mas parte de uma visão mais ampla de explorar novos horizontes, expandir nossos conhecimentos sobre o universo e, eventualmente, realizar viagens tripuladas a Marte e além.

Portanto, enquanto nos preparamos para o próximo passo audacioso da humanidade no espaço, podemos observar com entusiasmo como a NASA e a ciência espacial estão evoluindo rapidamente, impulsionando-nos em direção a um futuro interplanetário.

 

Fonte: CNN, Correio Braziliense

Imagens: Nasa, Nasa

Os melhores filmes de bruxas

Artigo anterior

Sora chega ao mercado, e não poderemos mais confiar em vídeos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido