Existem diversos fenômenos naturais que nos deixam de queixo caído. Fenômenos naturais são acontecimentos não artificiais, ou seja, ocorrem sem a intervenção humana. São totalmente causados pela vontade da natureza. Epidemias, condições meteorológicas e desastres naturais estão entre os mais comuns. Recentemente, no Brasil, fomos surpreendidos por formações de ciclones na região Sul do país. Infelizmente, não há muito o que fazer nessas situações, a não ser se proteger e proteger quem amamos. Erupções vulcânicas, redemoinhos no oceano e até mesmo a mudança de cor em algum lago também estão entre os fenômenos da natureza. Estudiosos buscam sempre explicar tudo isso.

Uma coisa chamou muito a atenção de pessoas do mundo inteiro recentemente. Trata-se de um lago na Índia que mudou de cor totalmente. O mais curioso foi que essa mudança extrema aconteceu de repente, surpreendendo assim todas as pessoas que já haviam visitado o lugar. Esse lago se formou em uma cratera na Índia e passou pela mudança de cor de uma hora para a outra. Essa mudança de coloração logo foi notada por imagens feitas pelo Observatório da Terra da NASA.

Bastaram pouco mais de duas semanas para que a água do Lado Lonar, que antes era verde, ficasse rosa. Desde então, descobrir o motivo disso virou prioridades dos estudiosos. E diante de toda a explicação, decidimos trazer para você, caro leitor. Confira conosco então mais detalhes desse caso e aproveite para compartilhar com seus amigos. Sem mais delongas, vamos lá.

Publicidade
continue a leitura

Mudança de cor do Lado Lonar

Esse lago também é conhecido como Lonar Cratera. Isso porque se formou em uma cratera vulcânica. Esse lugar fica no estado centro-oeste da Índia. Recentemente, algumas imagens feitas pelo Observatório da Terra da Nasa chamaram a atenção de vários cientistas. Isso porque as imagens comprovaram que o lago mudou de cor em apenas 16 anos. Uma fotografia do dia 25 de maio mostrava o lago verde. Um registro feito no dia 10 de junho já mostrava o lago rosa.

Publicidade
continue a leitura

Por que a água mudou de cor?

De acordo com informações da NASA, os cientistas especulam que essa mudança seja resultado de um ser vivo. Esse, por sua vez, é microscópico e prospera com altas concentrações de sal. Seria o Halobacteriaceae, um micro-organismo de cor rosa que vive na água com alta salinidade. Esse também deixa o Hillier na Austrália da mesma cor.

Publicidade
continue a leitura

O lago australiano também possui um tipo de alga unicelular chamada Dunaliella salina. Quando as condições da água estão favoráveis, D. salina é verdade. No entanto, em condições estressantes, como alta salinidade, as algas produzem carotenoides protetores. Isso inclui beta-caroteno vermelho-alaranjado, que também pode estar no Lago Lonar.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Publicado em: 08/07/20 14h22