• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

NASA pretende enviar mulher à Lua até 2024

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      16/05/19 às 14h39

Até hoje, apenas 12 humanos pisaram na Lua, todos eles do sexo masculino e americanos. Vivemos um momento em que as mulheres estão lutando para ter reconhecimento entre os homens. Então o comunicado da NASA anunciando seus planos de enviar a primeira mulher a Lua é um marco histórico. A missão foi batizada de Artemis, em homenagem à deusa grega da Lua e irmã gêmea do deus Apolo está prevista para acontecer em 2024.

Essa será a primeira vez que uma mulher pisará na lua e o primeiro homem em quase cinco décadas. "A última pessoa andou na Lua em 1972", disse Bettina Inclán, diretora de comunicações da NASA, em comunicado. "Nenhuma mulher já andou na superfície lunar".

A missão só será possível graças a um aumento adicional no orçamento. O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou no começo da semana que está investindo US$ 1,6 bilhões ao atual orçamento da Agência Espacial. O investimento é para adiantar a missão que estava prevista anteriormente para acontecer em 2028.

Primeira mulher na Lua

O programa Apollo 11 da NASA foi o responsável pelo marco histórico de colocar os primeiros homens na superfície lunar nos anos 1960 e 1970. Agora a Agência Espacial trabalha no plano ambicioso de enviar a primeira mulher à Lua.

"Eu acho que é muito bonito que 50 anos depois da Apollo, o programa Artemis levará o próximo homem e a primeira mulher à Lua", disse o administrador da NASA, Jim Bridenstine. "Eu tenho uma filha de 11 anos e quero que ela seja capaz de se ver no mesmo papel que as próximas mulheres que vão à Lua".

Bridenstine anunciou o nome da missão no começo dessa semana. O anúncio veio logo depois que a NASA divulgou o pedido de aumentar o orçamento. O maior investimento visa acelerar os planos de pousar na Lua até 2024.

"Para pousar astronautas americanos na Lua até 2024, estamos trabalhando com a abordagem de aquisição para os vários projetos", disse a NASA em um comunicado. "Nossos esforços incluirão novos trabalhos nos centros da NASA para fornecer as principais tecnologias e cargas úteis científicas necessárias para a superfície lunar, aumentando os esforços já em andamento em todo o país".

Mas desde abril desse ano, Bridenstine já vem falando sobre o assunto. Ele vem insistido para que as primeiras pessoas a retornarem à Lua sejam um homem e uma mulher.

"A primeira mulher será uma americana na superfície da Lua em cinco anos", disse ele durante a conferência Space Symposium, em Colorado Springs. "Essa é uma declaração extrema e uma meta que vamos cumprir na NASA".

Missão Artemis

No entanto, o programa Artemis da NASA ainda está em fase inicial. A agência vem trabalhando no desenvolvimento de um foguete e uma cápsula de tripulação para transportar os astronautas ao espaço. Antes disso, a NASA ainda precisa desenvolver alguns novos hardwares, incluindo novos landers lunares para garantir o sucesso da missão. Mesmo com o anúncio, a missão ainda precisa passar pela aprovação do Congresso para o orçamento do programa.

O plano é ambicioso e histórico, mas ainda há um logo caminho a percorrer. Ainda é preciso cuidar de muitos detalhes até a Artemis finalmente chegar na Lua.

E você, o que acha dessa notícia? Ansioso para ver a primeira mulher pisar em solo lunar? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   The Verge     CNN  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+