Nome de personagem de My Hero Academia causa polêmica no Japão

Nome de personagem de My Hero Academia causa polêmica no Japão
05/02/20 às 17h00

Sem dúvidas, Boku no Hero Academia é uma das franquias mais queridas no universo do mangá. Contudo, um recente acontecimento despertou a desaprovação dos fãs. Estamos falando da polêmica envolvendo a recente edição #259 da versão impressa. Embora o volume tenha chegado recentemente às bancas japonesas, não demorou para provocar uma grande repercussão pelas redes sociais. Assim, antes que você se pergunte o motivo de tal burburinho, já vamos adiantando que o alvo das queixas é o doutor Maruta Shiga, mais conhecido como médico de All For One. Okay, mas além de ser um colaborador do maior vilão da série, o que existe de errado com o Doutor Shiga? Então, seu próprio nome.

Para aqueles que não sabem - ou seja, boa parte dos habitantes do ocidente - Maruta foi um termo bastante utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. Em suma, essa palavra servia como referência às vítimas de experimentos bioquímicos realizados pelo Japão. Apesar da Alemanha ser amplamente conhecida por seus experimentos humanos nazistas, durante esse período, o exército nipônico não foi tão associado à isso. Todavia, muitos inimigos e até mesmo civis, foram capturados pelos soldados japoneses. Em seguida, eles eram levados para um lugar conhecido como Unidade 731. Ali eles eram torturados com experimentos químicos e, na maioria das vezes, mortos. Embora não haja informações precisas quanto ao número de vítimas, estima-se que chegue na casa dos milhares.

Pois bem, agora é compreensível o porque do nome do personagem ter desencadeado uma onda de reações negativas. Mas e então, como ficaram o autor e a editora nessa história? As reclamações chegaram até eles? A resposta é sim. Tanto a Shueisha quanto o próprio Kohei Horikoshi, publicaram notas se retratando pelo ocorrido e explicando que não foi intencional.

O pedido de desculpas da editora e do mangaká

??????????? pic.twitter.com/rKzagOJHl0

— ????????? (@jump_henshubu) February 3, 2020

Ao passo que o termo Maruta está relacionado com um dos piores crimes de guerra cometidos pelo Japão, é óbvio que ninguém gostaria de ser associado a isso. Sendo assim, não demorou para que a Shueisha se manifestasse sobre o acontecimento através de um comunicado no Twitter. Segundo a tradução do tweet acima, a empresa afirma que "os fãs apontaram que o nome 'Maruta Shiga' de My Hero Academia é uma referência a 'acontecimentos históricos passados'. O autor e a editora não tiveram essa intenção. No entanto, relacionar a obra com fatos históricos não-relacionados não é o nosso objetivo. Portanto, depois de consultar o autor, decidimos mudar o nome do personagem".

Em seguida, foi a vez de Horikoshi reforçar em sua conta pessoal que não foi uma escolha proposital. De acordo com o mangaká "muitos acreditam que o nome Maruta, que apareceu na edição [do mangá de MHA] desta semana, é uma referência a um evento histórico. Mas eu não tive essa intenção. Levamos as opiniões dos fãs muito a sério, então substituiremos o nome no futuro". No fim das contas, é sempre importante saber quando receber críticas dos fãs. Agora estamos esperando para ver qual será o novo nome escolhido para o misterioso personagem e o que a história revelará sobre ele.

Via   Jovem Nerd  
Imagens Shueisha Bones
avatar usuario
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax

Matérias selecionadas para você!

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.