Curiosidades

O Brasil pode se envolver em uma possível guerra na Venezuela?

0

Historicamente, as relações do Brasil e da Venezuela não foram tão intensas se comparadas com os outros países da América do Sul. Isso pode ser observado apenas vendo o mapa político de cada uma dessas nações, uma vez que ele já dá uma noção do porquê do distanciamento na convivência dos dois países.

Vários episódios marcaram a relação complicada entre os países, como por exemplo, a expulsão do embaixador brasileiro de Caracas, que foi tomado no país como persona non grata. O que foi dito por Maduro na época é que a decisão tinha sido causada pelos fatos políticos que estavam acontecendo no Brasil, que eram relacionados ao impeachment da ex-presidente, Dilma Rousseff.

E mesmo depois, quando o vice-presidente Michel Temer assumiu a presidência do país, as relações não se amenizaram. Talvez até tenham piorado um pouco. Além disso, o Brasil também foi protagonista de acusações frequentes em relação à crise humanitária e política da Venezuela.

Com a reeleição de Maduro, várias mudanças políticas no país foram feitas como uma nova política monetária que prometia uma menor turbulência econômica no país e um novo salário mínimo, que também foi anunciado. Essas medidas ampliaram as incertezas dos venezuelanos.

Com todas essas incertezas, a migração de venezuelanos para o Brasil, começou a se intensificar desde 2015. Apenas nos primeiros seis meses, mais de 16 mil venezuelanos pediram refúgio em Roraima. E conforme a crise foi piorando na Venezuela, mais venezuelanos quiseram migrar para o nosso país, principalmente via terra. Essa migração provocou reações na cidade de fronteira em Roraima.

Conflito

Com relação a um possível conflito, pode parecer que os Estados Unidos querem dar munição aos países próximos à fronteira da Venezuela para que eles consigam intervir militarmente no local. E com a colaboração de Temer, o Brasil pode ser levado a uma guerra.

Além disso, o não reconhecimento das eleições venezuelanas pelo governo brasileiro podem causar várias consequências para o nosso país que continuarão depois da saída de Temer. Segundo especialistas, os EUA querem fazer uma guerra contra a Venezuela, mas esse conflito não pode ser direto, então, por isso precisam das tropas brasileiras e colombianas para que estas encabecem a intervenção.

Essa intervenção pode ter um pretexto humanitário para ocupar o país e isso será uma catástrofe com dimensões históricas. E até mesmo o próprio Maduro já acusa os Estados Unidos de estarem em complô com o Brasil e Colômbia para derrubá-lo e assassiná-lo.

À espreita do conflito, ainda paira no ar um temor crescente, especialmente após a eleição de Jair Bolsonaro. E para Maduro, tanto Bolsonaro, como Trump são loucos.

Mulher tira foto sem camisa mostrando com orgulho que venceu 3 cânceres

Artigo anterior

Quem é realmente João de Deus?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido