Curiosidades

O dia em que Thor se vestiu de mulher para recuperar o seu martelo

0

Conforme foi contado em Thrymskvida (O Poema de Thrym), um poema da mitologia nórdica, Thor, ao perder o seu martelo, o Mjölnir, precisou fazer o inesperado. Dessa forma, esse ficaria conhecido como o dia em que Thor se vestiu de mulher, para recuperar o seu martelo.

No poema, Thor estava disposto a fazer de tudo para recuperar o seu martelo. Com isso, o deus do trovão se entregou em casamento, ao gigante Thrym. Além disso, ele precisou se vestir de noiva, para recuperar sua arma de volta.

Tudo foi contado no “Poema de Thrym”

No poema, Thor acorda, e como de costume, procura por seu martelo, Mjölnir, que o mantinha sempre a seu lado enquanto dormia. Contudo, apenas um vazio foi encontrado na cama. De fato, sua arma tão poderosa havia sumido. Com isso, Thor ficou furioso, e por todo lugar, ele gritava pelo seu martelo. Mas de nada adiantou, o martelo não estava em nenhum lugar. Por fim, tudo que restava era pedir ajuda a Loki. E acredite, essa era a última opção do deus do trovão.

Dessa vez, Loki não estava envolvido no roubo. E ainda melhor, ele ajudou Thor em sua busca. Depois de pedir penas mágicas à deusa do amor, Freya, Loki se transformou em um falcão. Com isso, ele pode viajar para Jotunheim, a terra dos gigantes. Sendo a arma mais importante dos deuses, era de se esperar que os gigantes tivessem roubado. Além disso, as criaturas eram os maiores inimigos dos deuses. E claro, eles haviam mesmo roubado o martelo.

Se gabando, o rei Thrym admitiu ter entrado no recinto de Thor pela madrugada. E em seguida, tomado seu martelo. Depois disso, ele o havia enterrado à 8 milhas debaixo do solo. Contudo, a arma poderia retornar aos deus com uma condição, a mão de Freya, deusa do amor, em troca do martelo. Ao saber disso, Thor quebrou tudo o que via pela frente. Entretanto, Heimdall, o guardião da ponte do arco-íris, propôs o plano para solucionar o problema. De fato, o gigante iria se casar, mas quem iria no seu lugar, seria Thor, vestido de noiva.

No poema, é dito que “eles vestiram Thor em roupas de noiva. E, depois, o colocaram o poderoso Brisingamen (o colar da deusa do amor, Freya). Depois disso, “o vestido de uma mulher caiu até seus joelhos, em seu peito pedras largas. E precisamente, uma coroa foi colocada em sua cabeça”.

Tudo pronto para o casamento

Em um primeiro momento, Thor não aceitou a situação. No entanto, ele não tinha escolha. Nem mesmo ele poderia desafiar os gigantes, sem sua poderosa arma. Depois disso, estava decidido, Thor iria ser noiva e Loki, sua dama de honra. Dessa maneira, os dois partiram para Jotunheim, numa carruagem puxada por bodes. Uma vez que Thor não poderia ser reconhecido, sua barba foi ocultada por um véu, até que o plano pudesse ser revelado.

O jantar de casamento estava servido. Mesmo estranhando que Freya havia comido um boi inteiro, o gigante continuou com a cerimônia. Então, ele tentou tirar o véu, mas recebeu um olhar fulminante como resposta. “Nunca vi uma mulher com um olhar tão apavorante”, exclamou Thrym. Contudo, sua futura esposa estava lá, e como parte do acordo, ele pediu que pegassem o martelo, para que, então, pudessem prosseguir com a cerimônia de casamento.

Em uma recontagem da história, “Os Filhos de Odin”, o Mjölnir é levantado por Thrym, na frente de todo o salão de festas. Ao ver essa situação, Thor mal consegue se segurar, mas é contido por Loki. Depois disso, Thrym pega o martelo e entra nas mãos de sua noiva. Contudo, ao pegar o martelo, as mãos de Thor se fecham e sua identidade é revelada. Furioso, Thor arranca a cabeça do rei dos gigantes, com seu martelo, e com um único golpe, ele acerta a parede do salão. Em seguida, Thor e Loki deixam o lugar em ruínas, enquanto fogem. Por fim, ao voltar para Asgard, Thor rasga o vestido e coloca suas roupas.

No poema original, Thor apenas mata o gigante e os convidados. Mas uma coisa é certa: nas duas versões da história, ninguém jamais tocou nesse assunto novamente, perto do deus do trovão. Caso contrário, o mesmo destino do rei dos gigantes era esperado. Além disso, quem se interessou pela história, pode ler o poema completo, em inglês, aqui.

Sim, já é possível enganar o reconhecimento facial

Matéria anterior

7 motivos que provam que o ser humano é naturalmente mal

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.