Curiosidades

O Facebook sofreu um ataque de gás essa semana

0

Dois funcionários do Facebook podem ter sido expostos a um agente nervoso (sarin) depois que um pacote suspeito foi enviado no correio da empresa. Sim, isso mesmo que você leu. A sacola com os compostos está em quarentena. Após testes de rotina, realizados na última segunda-feira, as autoridades perceberam que o agente químico mortal pode ter sido enviado para a sede do Facebook em Menlo Park, na Califórnia. Para você ter uma ideia, o FBI e a Guarda Nacional foram chamados para ajudar na investigação. “Temos duas possíveis exposições mas, no momento, não estão exibindo nenhum sinal ou sintoma”, disse John Johnston à Reuters. Ele é chefe da equipe de bombeiros de Menlo Park. Aparentemente, o Facebook sofreu um ataque de gás.

Em comunicado, o porta-voz da empresa, Anthony Harrison, disse: “Às 11h da manhã, um pacote entregue a uma de nossas salas de correio foi considerado suspeito. Evacuamos quatro prédios e estamos conduzindo uma investigação completa em coordenação com as autoridades locais. Ainda não identificamos a substância encontrada. A partir de agora, três dos edifícios evacuados foram liberados para repovoamento. A segurança de nossos funcionários é nossa principal prioridade e compartilharemos informações adicionais quando estiverem disponíveis”.

Possibilidades inquietantes

Se alguém na sede do Facebook realmente tiver sido exposto ao sarin, isso poderia ser um problema grave. O agente químico é potencialmente mortal, ainda mais se a sua exposição não for tratada com antídotos o quanto antes. Ou seja, medicamentos como a atropina e o cloreto de pralidoxima, além de ar fresco e sabão para a pele exposta. Mesmo uma fração do composto na pele pode prejudicar o sistema nervoso da vítima, de acordo com os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Sarin é um “agente químico de guerra feito pelo homem, classificado como um agente nervoso”, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. A química, altamente venenosa, foi desenvolvida na Alemanha ao longo da Segunda Guerra Mundial. O objetivo? “Matar insetos”, com toda a certeza.

As pessoas, expostas ao sarin, podem apresentar diarreia, excesso de líquidos saindo dos olhos/narizes/bocas/glândulas sudoríparas/trato urinário. Outros sintomas incluem convulsão e pupilas menores. O Facebook sofreu um ataque de gás essa semana, com o potencial de ter sido originado justamente por esse composto.

Questões interligadas ao composto mortal

Sarin fora originalmente desenvolvido como um pesticida na Alemanha em 1938. É uma substância inodora que é clara, incolor, insípida e se dissolve facilmente na água. As pessoas podem ser expostas ao sarin – em forma líquida ou gasosa – sem saber que entraram em contato com o produto químico.

Sarin evapora rapidamente, mas é o mais volátil dos agentes nervosos que conhecemos. Em certas doses, pode causar convulsões, paralisia e problemas respiratórios que levam à morte. Ficar longe do gás, remover qualquer roupa exposta e respirar ar fresco são algumas das melhores coisas para se fazer.

Produtor de Castlevania comenta boatos sobre o remake de Berserk

Artigo anterior

Apenas um viciado em filmes da Disney vai acertar o nome do vilão vendo apenas uma imagem [Quiz]

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido