Imagine um lugar dedicado à natureza e à arte. Imaginou? Pois saiba que ele já existe e fica no México. O Las Pozas, como é chamado, se trata de um jardim cheio de esculturas e construções feitas por artistas adeptos ao surrealismo.
O local, que mais parece um esboço do Éden, fica em meio às montanhas de Sierra Madre e é todo cercado pela natureza. A galeria a céu aberto foi criada em 1940, por Edward James, um cara muito, muito rico; que era patrono britânico das Artes. Esse homem excêntrico e extremamente culto favoreceu inúmeros nomes do surrealismo, como René Magritte e Salvador Dalí.
Acontece, no entanto, que hoje em dia a construção tem um ar muito mais bucólico que antes. Isso porque o projeto só permaneceu como o original por 20 anos e, desde então, a selva começou a tomar conta do lugar, destruindo muitas estruturas do jardim.
Ao todo, o Las Pozas conta com 36 esculturas e recebe, por ano, mais de 75 mil turistas. Uma organização está tomando conta do local, desde 2007, a fim de impedir que a destruição progrida, pelo menos com a mesma velocidade que estava acontecendo.
Veja, nas imagens, a beleza das esculturas surrealistas em contrastes com a selva imponente: