História

O maior mosaico romano já encontrado é ainda maior do que os arqueólogos imaginavam

0

Arqueólogos que há anos se dedicam a um antigo sítio histórico em İncesu, um município da província de Keyseri, na Turquia, compartilharam a emocionante notícia de que os mosaicos da era romana que descobriram, reconhecidos como os maiores da região, estão continuamente se expandindo.

İncesu está localizado no topo da antiga cidade de Sadogora, cujos vestígios foram inicialmente descobertos em 2010.

As primeiras escavações revelaram uma série de deslumbrantes pisos de mosaico, alguns deles adornados com inscrições em latim e grego.

Devido a questões legais, não foi possível realizar mais trabalhos até 2020. No entanto, quando os arqueólogos retomaram as escavações, logo perceberam que estavam desenterrando uma obra de proporções épicas.

Ao final da temporada de escavações de 2021, os pesquisadores já haviam identificado dez dormitórios de uma mansão romana do século 4, exibindo mais de 278 metros quadrados de pisos de mosaico em excelente estado.

Neste ano, a escavação expandiu significativamente sua área, revelando agora 604 metros quadrados de ladrilhos, totalizando 3.995 metros quadrados escavados em toda a extensão do local.

Via Globo

Era romana

O mosaico impressionante faz parte da era romana, um período fascinante da história que abrange aproximadamente desde o século VIII a.C., com a fundação de Roma, até o século V, que trouxe a queda do Império Romano.

Durante a Monarquia, a cidade-estado romana evoluiu sob o governo de reis lendários. Este período é marcado por eventos como a conquista de territórios vizinhos e a expansão da cidade.

Em seguida, a queda da monarquia deu lugar à República, um sistema político no qual o poder era compartilhado entre senadores e magistrados eleitos.

Durante este tempo, Roma se tornou uma potência no Mediterrâneo, envolvendo-se em guerras como as Guerras Púnicas contra Cartago e expandindo seu território.

Finalmente, o período imperial começou com Otaviano (posteriormente conhecido como Augusto), que se tornou o primeiro imperador em 27 a.C.

O Império atingiu seu auge territorial sob os governantes como Trajano e Adriano. No entanto, o declínio gradual começou no século III, devido a desafios internos e externos. O Império Romano do Ocidente finalmente caiu em 476 d.C.

Como se deu o aumento territorial

O período imperial estendeu-se por aproximadamente 500 anos, destacando-se os primeiros dois séculos por um notável período de prosperidade e estabilidade política conhecido como Pax Romana.

Após a vitória de Augusto e a anexação do Egito, o império viu um aumento significativo em sua extensão.

O assassinato de Calígula levou o senado a considerar a restauração da república, resultando na proclamação de Cláudio como imperador pela guarda pretoriana.

Durante esse tempo, testemunhou-se a maior expansão territorial desde a era de Augusto. Inclusive, acredita-se que grandes descobertas, como o mosaico, vieram desse aumento de território.

Após o breve período de guerra civil que se seguiu ao suicídio de Nero em 68, Vespasiano emergiu vitorioso, estabelecendo a dinastia flaviana. Seu filho, Tito, foi quem trouxe o Coliseu de Roma.

Após o assassinato de Domiciano, teve início o período dos “cinco bons imperadores”, durante o qual o império atingiu seu auge territorial sob o reinado de Trajano.

O assassinato de Cômodo em 192 desencadeou o ano dos cinco imperadores, resultando na vitória de Septímio Severo. O assassinato de Alexandre Severo em 235 levou à crise do terceiro século, com 26 imperadores proclamados pelo senado ao longo de cinquenta anos.

A Tetrarquia proporcionou um breve período de estabilidade, mas também desencadeou uma guerra civil que só terminou com o triunfo de Constantino sobre seus rivais.

Como único governante, Constantino mudou a capital para Bizâncio, rebatizada Constantinopla, e adotou o cristianismo como religião oficial.

Após a morte de Teodósio, o império entrou em declínio devido a abusos de poder, guerras civis, migrações bárbaras, reformas militares e depressão econômica.

A deposição de Rômulo Augusto por Odoacro é geralmente considerada o fim do império ocidental, embora o Império Romano do Oriente tenha persistido até ser conquistado pelos otomanos em 1453.

Via PxHere

Impacto na história

A era romana se destacou como uma das potências mais fortes em termos econômicos, políticos e militares.

No auge de sua extensão, exercia autoridade sobre mais de cinco milhões de quilômetros quadrados e uma população de mais de 70 milhões de pessoas, representando 21% da população mundial da época.

Sua longevidade e influência moldaram profundamente a língua, cultura, religião, técnicas, arquitetura, filosofia, leis e formas de governo dos estados sucessores.

Ao longo da Idade Média, muitos tentaram suceder o Império Romano, incluindo o Império Latino e o Sacro Império Romano-Germânico.

No entanto, a expansão colonial europeia nos séculos XV a XX foi a única que difundiu a cultura romana em escala global, desempenhando um papel fundamental na construção do mundo contemporâneo.

 

Fonte: Globo, Wikipedia

Imagens: Globo, PxHere

Pesquisadores encontram ave que não era vista há 40 anos

Artigo anterior

Cachorrinha caramelo leva filhote até hospital e cena comove web

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido