icone menu logo logo-fatos-historicos.png


O mistério do órgão genital mumificado de Tutancamon

POR Erik Ely EM História 24/05/20 às 15h16

capa do post O mistério do órgão genital mumificado de Tutancamon

Encontrada há quase 100 anos atrás, a tumba do Faraó Tutancamon guardava uma das mais importantes figuras do Egito Antigo. No entanto, órgão genital mumificado de Tutancamon representou por muito tempo, um mistério para os pesquisadores.

Em 1922, o egiptólogo britânico Howard Carter encontrou o mausoléu do faraó e essa se tornou uma das maiores descobertas do século 20. Isso porque, a múmia do rei Tut estava quase completamente intacta. Contudo, o mais surpreendente ainda estava por vir. Ao observar novamente, Carter notou que o pênis do homem estava mumificado como se estivesse ereto, em um ângulo de 90 graus. Mas, afinal, por que o órgão genital foi mumificado dessa forma?

Não foi uma coincidência ou acidente

Após milênios depois de sua morte, o faraó Tutancamon continua a intrigar pesquisadores ao redor do mundo. Seja por questionamentos sobre as lacunas histórias de sua vida, a causa de sua morte ou até mesmo, mistérios deixados após sua morte, o fato é que ainda sabemos pouco sobre o faraó.

Depois de encontrado, o órgão genital de Tutancamon se tornou objeto de estudo de muitos especialistas do período em que o faraó governo. Com isso, Salima Ikram, professora da Universidade Americana do Cairo, investigou melhor a situação e sugeriu possíveis motivos para explicar a aparente ereção do rei.

Segundo Salima, além de possuir a ereção, o faraó também estava sem coração e com o corpo coberto por um líquido preto. Dessa forma, essas características tinham como objetivo compara-lo com o deus Osíris, deus do submundo. Assim, nada disso teria sido feito acidentalmente ou por coincidência, tudo faria parte do ritual religioso de passagem do faraó.

Antes de Tutancamon assumir o poder, seu pai, Aquenáton, realizou uma grandiosa reforma religiosa. Em sua visão, essa forma viria como uma forma de combater o poder dos sacerdotes e escribas de Amon. Com isso, um novo dogma espiritual e político foi criado. Isso fazia com que a figura do Disco-Solar Aton fosse centralizada a unidade do divino. Assim, após a mudança, a religião passou a ser considerada monoteísta.

Não há outras múmias que foram enterradas de maneira semelhante

Para se ter uma ideia, Aquenáton foi tão longe na reforma que chegou a destruir imagens de outros deuses. Contudo, uma mudança tão drástica também traria consequências na sociedade egípcia, que era fundamentada pela religião. Desse modo, um forte oposição a essa nova religião, o Atonismo, teve efeitos diretos na mumificação de Tutancâmon.

Depois do fim do reinado de seu, Tutancâmon assumiu o poder com apenas 10 anos. Chegando ao poder tão novo, o faraó foi usado como uma forma de reestruturação do poder faraônico em harmonia com as elites religiosas de Tebas. Assim, aos poucos, a sociedade voltou aos moldes tradicionais.

Uma vez que a sociedade voltou a adorar vários deuses, Tutancamon foi enterrado de modo que parecesse um deus, o próprio Osíris. "Pode-se especular que, naquele momento histórico/religioso delicado, os modos habituais para a mumificação do rei não eram suficientes. Por isso os sacerdotes-embalsamadores prepararam o corpo de tal forma que enfatizasse a divindade do rei e sua identificação com Osíris", explica Ikram.

Como um símbolo dos poderes regenerativos de Osíris, o pênis de Tutancamon foi mumificado ereto. Além disso, o líquido preto imitava a cor da pele do deus. Por fim, fato do faraó estar sem coração remonta à história da divindade, que teve o órgão cortado em pedaços e enterrado por seu irmão Seth. No entanto, não há outras múmias que tenham sido enterradas de maneira semelhante. Dessa forma, isso reforçaria a relação de Tutancamon e Osíris como única.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest