• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O mistério dos Montes Mima Mounds

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      09/07/19 às 15h58

Por algum tempo, pairava um verdadeiro mistério sobre as origens dos Montes Mima Mounds. Estes são campos de grandes extensões de solo e que são encontrados no oeste dos Estados Unidos. Mais precisamente na Reserva Natural da Área Mima Mounds, em Washington. Os montes Mima também podem ser vistos em outros continentes. Exceto na Antártida.

Ao longo de 50 décadas, muitas foram as teorias que surgiram buscando explicar sua origem. De terremotos à geleiras. Até mesmo OVNIs já foram usados para justificá-los. No entanto, cientistas parecem ter descoberto que pequenos animais, muito parecidos aos esquilos, chamados de gophers, ao longo de várias gerações, construíram os milhões de pequenos montes cobertos por grama, que se estendem ao longo de centenas de quilômetros. Para isso, eles contaram com a ajuda de um modelo de programação para agir como esses roedores. E para, assim, compreenderem como tudo de fato surgiu.

"Eu amo esses problemas fofos da geomorfologia", disse Robert Anderson, se referindo ao estudo de como a superfície da Terra adquire sua forma. Anderson é geomorfologista na Universidade do Colorado, em Boulder. O problema até então é que ainda não havia ninguém que tivesse testemunhado o crescimento de um monte Mima. Na verdade, é difícil até dizer se eles ainda estão crescendo hoje em dia ou se eles apenas crescem muito lentamente.

O geomorfologista da Universidade de Estadual de San Jose, na Califórnia, Emmanuel Gabet, e seus colegas, junto de alguns alunos, não queriam passar anos de suas vidas observando os pequenos montes. Dessa forma, eles decidiram realizar uma simulação utilizando o modelo de computador.

Os montes Mima

"O grande mistério que envolve os montes Mima é que, até agora, ninguém sabia como eles se formaram. Ao longo dos últimos dois séculos, as pessoas pensaram que poderiam ser túmulos de nativos americanos. Ou, que foram causados ??por terremotos ou geleiras. Algumas pessoas até sugeriram extraterrestres".

Gabet criou então 'esquilos digitais', para que ele pudesse analisar o papel dos gophers na formação dos pequenos montes da vida real. Isso, claro, recriando os montes de Mima em sua paisagem virtual. "Os resultados do modelo de computador parecem tão semelhantes aos montes em todos os sentidos - não apenas as dimensões, mas também a maneira como são embalados e quantos você tem por área", disse ele.

Segundo o modelo criado em computador, os montes Mima aparecem depois de 500 a 700 anos de escavação dos gophers. "O que é realmente legal sobre isso é que dimensionando pelo tamanho do corpo, estas são as maiores estruturas construídas por qualquer mamífero que não inclua os seres humanos", disse Gabet à LiveScience. "Em termos de esforço, seria como uma pessoa construindo as pirâmides".

Os gophers, ao contrário dos esquilos comuns, ao escavarem, empurram o solo para cima, em direção à superfície, ao invés de empurrar para baixo. Logo, esses montes em ascensão continuam atraindo outros construtores para formar a paisagem ao longo de várias centenas de anos.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+