• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O que acontece com seu corpo quando você acorda e toma café de estômago vazio?

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      26/02/16 às 15h36

O que acontece quando você toma a mistura de água com mel em jejum pela manhã, nós já explicamos nesta matéria. Mas o que acontece quando trocamos essa mistura "milagrosa", que pode melhorar muito sua qualidade de vida, apenas por café?

Primeiramente, o que o café traz de bom? A grande parte do mundo, conhece o café como uma forma de ficar bem despertado por conta da quantidade considerável de cafeina que existe nesta bebida. Além disso, ele age como um antioxidante, que inibe a oxidação das células. A oxidação das células estaria ligado ao envelhecimento das células e como consequência o nosso envelhecimento.

café 1

Agora quando tomamos o café de estômago vazio, pode até mesmo ser perigoso. Estaremos tendo os dois efeitos principais da cafeina e do antioxidante, mas isso causa problemas ainda maiores. Quando o café entra em contato sem nada no estômago, você faz com que ele produza ácido clorídrico. Repetindo este ritual diariamente, podemos ter futuramente vários problemas relacionados a gastrite. Em alguns casos, elas podem até se desenvolver para uma úlcera e problemas mais sérios.

Além disso, isso pode levar a uma dificuldade de dissolver as proteínas. Se algumas proteínas ficarem presas no seu sistema digestivo, podem ocorrer problemas como inchaço no abdômen, irritação de parte deste sistema e em casos mais raro, carcinoma do cólon. Está doença pode levar até mesmo a morte em casos mais graves.

café 2

Mais um malefício do consumo não moderado de café de estômago vazio é a produção de cortisol, hôrmonio conhecido como o hormônio responsável pelo alivio do stress. O grande problema é que podemos ficar ansioso com a grande liberação desse hôrmonio aumentando a vontade de consumir açúcar (que pode te fazer engordar), problemas na hora do sono e com o passar do tempo repetindo este mesmo processo, doenças mais graves.

A solução mais adequada para quem não consegue largar o café pela manhã é comer algo antes de tomar o famoso cafezinho. Não precisa comer aquele banquete que vemos em filmes e sim algo pequeno para não ficar no seu estômago apenas o café. Lembrando que também que tudo isso pode varia de organismo para organismo.

O que achou dessa matéria sobre o tomar café em jejum? Você tem o costume de fazer isso todos os dias? Conta pra gente nos comentários.

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+