O pessoal do canal Periodic Videos, do YouTube, é especializado em química e resolveram realizar uma experiência envolvendo lítio, o mesmo utilizado na bateria do seu celular, e soda. Para tal, os químicos usaram o lítio puro, sem revestimentos, e um copo de soda 7 Up.

Eles fizeram este experimento com 7 Up porque, no passado, o  refrigerante tinha fama de conter fragmentos de lítio. Então nenhum outro seria mais apropriado para testar a reação entre a soda e o lítio.

A princípio, a mistura apenas borbulhou, mas depois o lítio começou a reagir ao hidrogênio. A mistura ficou com uma tonalidade verde claro e depois ficou escura, com aspecto de cerveja preta, mas era o primeiro estágio da reação do metal com a água.

Sem título

Publicidade
continue a leitura

A dúvida com a qual os cientista ficaram foi, qual elemento interferiu no outro. A soda tem açúcar, suco natural de limão, saborizante artificial de limão e claro, água. Não tem cafeína, ou qualquer outro elemento que justificasse a cor extremamente escura no fim da reação.

Sem título 2

Eles então fizeram o mesmo experimento com hidróxido de sódio puro e repararam a reação semelhante acontecendo, mas em menor escala e mais demorado, o que sugere que, se você colocar a bateria do seu celular na soda, o que vai acontecer é o que acontece no momento do vídeo em que eles usam o hidróxido de sódio.

Publicidade
continue a leitura

Sem título 4

Isso por conta do revestimento da bateria. A temperatura do líquido fica em torno dos 50°C na camada da mistura, enquanto o resto do conteúdo permanece na temperatura ambiente.

Veja o vídeo:

Publicidade
continue a leitura

Não recomendamos a experiência por quem não tem propriedade sobre química. Ainda mais se você estiver pensando em retirar o revestimento da bateria para ver a reação. Você já viu aqui na Fatos o que pode dar errado com as baterias de lítio.

Então, continuem contando com o Periodic Videos e a Fatos para te contar o que acontece nas situações que você jamais se perguntou sobre química.

Publicado em: 01/03/16 19h40