Ciência e Tecnologia

O que acontece se você furar uma bateria?

0

Atualmente, é quase impossível você passar um dia sem precisar colocar algum de seus dispositivos eletrônicos para recarregar a bateria. O tempo todo estamos usando tecnologia que depende de energia e, com a portabilidade desses dispositivos, as baterias recarregáveis são uma solução salvadora.

A tecnologia de baterias baseadas em lítio são as mais utilizadas atualmente em baterias de notebook e celulares, por exemplo, que são parte frequente do dia-a-dia da maioria dos usuários de tecnologia. As opções mais comuns sãos as baterias de íon-lítio (Li-Ion) e as de íon-polímero (Li-Po).

Mas o que aconteceria se uma bateria carregada de tanta energia sofresse algum dano e fosse perfurada? Se ela estivesse no seu bolso ou próxima de você, o terror seria grande, pois a situação poderia ficar bem feia num curto espaço de tempo.

O que acontece realmente

https://www.youtube.com/watch?v=7Ic2oB65bYI

Em pouquíssimos segundos, uma pequena abertura na bateria pode criar um curto-circuito e um aumento de temperatura na bateria. O aquecimento cria um efeito dominó que faz com que ela fique cada vez mais quente, pegando fogo e explodindo de uma forma aterrorizante.

Reação em cadeia

2

O vídeo que usamos para exemplificar a situação coloca alguém forçando a perfuração, que é rara em situações cotidianas. Ainda assim, algum problema de instalação ou mecânico após uma queda, por exemplo, pode fazer com que uma parte da batera fique muito quente e crie a reação em cadeia na bateria. Em caso de superaquecimento, módulos da bateria podem até mesmo derreter e, por não conseguir funcionar normalmente e se resfriar, geram o problema.

Segurança

3

Mesmo em altas temperaturas, algumas baterias são equipadas com tecnologias de segurança que impedem a reação e mantém o equipamento seguro. Em testes realizados em laboratórios, algumas, por exemplo, conseguiram impedir as explosões, chegando a reações mais extremas só ao atingir temperaturas de 1000ºC, segundo o engenheiro químico Paul Shearing, da Universidade de Londres.

Onde estão essas baterias

4

Quase todos equipamentos de baterias recarregáveis hoje em dia são baseados em lítio. Os iPhones, por exemplo, utilizam baterias de Li-Po e os celulares Samsung Galaxy utilizam baterias de Li-Ion. Os modelos de notebook também apostam nessa tecnologia, assim como pilha recarregáveis.

Por mais que possa parecer perigoso demais estar com um dispositivo com tanta energia e potencial de explosão sempre nos cercando, as explosões costumam ser registradas em condições extremas de teste e quase não são vistas em situações normais. A menos que você esteja colocando seus dispositivos num forno, deve estar seguro pela maior parte do tempo.

8 situações que mais fazem os homens brocharem

Artigo anterior

7 cenas deletadas de filmes de super heróis

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido