Ciência e Tecnologia

O que aconteceria se as tartarugas desaparecessem?

0

Que as tartarugas são adoráveis, isso não é uma novidade. Os animais símbolo de longevidade e serenidade caminham como se nunca estivessem preocupadas ou ocupadas. Transparecem calmaria por onde passam, seja o mar ou a praia, aparentando viver uma vida de lazer.

São animais muito amistosos, tanto que dificilmente você encontra alguém com algum problema com tartarugas ou mesmo que tenham medo delas. São opções comuns quando se trata de animais de estimação para crianças, e fazem uma ponte entre o lar e a vida selvagem.

Porém, elas enfrentam grandes riscos de extinção, e como qualquer outra espécie que possa ser extinta, o seu desaparecimento implicará em consequências ao meio ambiente.

Extinção das tartarugas

Tartaruga 600x451, Fatos Desconhecidos

O fato é que várias espécies de tartarugas já estão em risco de desaparecer. Em 10 anos, as populações de tartarugas-do-deserto na Califórnia, em Nevada e no sul de Utah já foram reduzidas em 37%.

E mesmo que essas tartarugas estejam protegidas sob leis ambientais, a mais dura entre elas, a Lei de Espécies Ameaçadas, os dados são assustadores. Entre as 356 espécies de tartarugas catalogadas, 61% delas já foram extintas.

É triste ver essa situação que vem sendo motivada em grande parte devido a superexploração da carne e do comércio de animais, mudanças climáticas e principalmente, pela destruição do seu habitat natural.

Mesmo que tenham sobrevivido aos dinossauros, o momento não é propício para que uma tartaruga consiga evoluir a ponto de sobreviver a todas essas situações.

Um mundo sem tartarugas

Lixomarinho 750x350 600x280, Fatos Desconhecidos

Para começar, o mal cheiro seria uma consequência da falta delas. Uma vez que são grandes catadoras de lixo, e que se alimentam de peixes mortos nos mares e rios. Além de que não fazem mal a ninguém, pelo contrário só trazem benefícios.

Não bastasse o seu auxílio quanto ao lixo, elas ainda proporcionam casas para muitas outras criaturas. Elas abrigam mais de 350 espécies, dentre elas, corujas, coelhos e linces. E contribuem ainda para uma paisagem saudável e variada, espalhando sementes por onde passam.

Por transitar entre diversos ecossistemas, elas compartilham sua energia de um ambiente para outro. No caso das tartarugas marinhas, que fazem seus ninhos na areia, deixam 75% da sua energia em terra, em forma de ovos e filhotes.

As tartarugas desempenham um grande papel pela ecologia do mundo, e sua ausência seria uma grande perda. O mundo seria um lugar menos rico sem esses animais, símbolo de persistência e serenidade.

“Eles são um modelo de sobrevivência, e seria terrível se eles tivessem chegado a 200 milhões de anos e, nos últimos séculos, a maioria fosse eliminada. Não é um bom legado para nós”, diz Whit Gibbons, professor de Ecologia na Universidade da Geórgia e coautor de um estudo sobre o declínio das tartarugas.

De onde surgiu o meme do Salsicha com Ultra Instinto?

Matéria anterior

Tente completar essas músicas que todo mundo canta errado [Quiz]

Próxima matéria

Você também pode gostar

Comentários

Comentários não são permitidos