Ciência e TecnologiaCuriosidades

O que aconteceria se um buraco negro do tamanho de uma moeda aparecesse na Terra?

0

Buraco negro é uma região no espaço perigosíssima, com uma massividade extremamente alta onde nem a luz pode se safar de dentro. Já imaginou se surgisse um pequeno buraco negro na Terra? Talvez fosse o fim da vida no nosso planeta. Será?

No centro de todas as galáxias habita um buraco negro e este pode chegar a medir apenas o tamanho de um átomo. Mas não se engane, os mesmo podem também atingir quilômetros de distância. Esse lugar é decorrente da morte de estrelas supermassivas.

Mas, já parou para pensar no que aconteceria se um corpo celeste desses, que têm o tamanho de uma moeda, surgisse no nosso planeta? Não seria uma boa ideia. Mesmo sendo difícil de criar um lugar tão compactado e concentrado de gravidade, a pior decisão seria chegar perto de um lugar assim.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para equiparar a força gravitacional de um buraco negro, basta apenas imaginar que esse pequeno local, com o tamanho de uma moeda, teria a mesma massa do planeta Terra. A menos de 33 pés, a atração seria mais de um bilhão de vezes maior do que a de nossa atmosfera.

É assustador, não é? Mas não se preocupe. A Terra jamais seria engolida por um buraco negro. Para entender melhor, é bom saber que esse pequeno e denso orifício entraria em choque com a própria órbita gravitacional da Terra. Poderia até engolir pequenos pedaços, mas vale lembrar qual o papel do buraco negro.

Sua função é prender planetas e estrelas em uma órbita gravitacional, mantendo todos os elementos da galáxia em perfeito equilíbrio. Para ser sugado por um buraco negro, seria necessária uma distância mínima. E o mais interessante é que, para fugir de um situação dessas, somente com uma velocidade acima da velocidade da luz. Ou seja, para safar-se dessa emboscada seria preciso atingir algo quase impossível dentro da espontaneidade e controle humanos.

Buraco negro do tamanho de uma moeda

 

 

 

 

 

 

 

 

Começamos aqui com a informação de que uma moeda tem cerca de 5 gramas. Isso seria o suficiente para criar um buraco negro de apenas 1 átomo. Por ser tão pequeno, o mesmo evaporaria em uma fração de segundos e expeliria partículas de volta para o espaço.

A pequena massa jogada de volta ao espaço, em forma de partículas, por menores que fossem, liberariam a energia de 450 joules. A radiação conhecida como Hawking causaria uma explosão com o mesmo teor de 100 mil toneladas de TNT. Não detonaria o planeta por inteiro, mas prejudicaria bastante o que estivesse próximo da explosão.

Vale lembrar que ainda não temos a capacidade de compactar tanta energia. É demais em um mesmo lugar para se criar um buraco negro. Então, esse fenômeno é praticamente impossível de acontecer. Um buraco negro de verdade teria que ter uma massa muito grande. Talvez o equivalente a um monte Everest inteiro, para engolir, quem sabe, o planeta.

Primeira imagem do buraco negro

Recentemente, a primeira imagem do buraco negro foi descoberta na Europa. Isso graças a eficiência de 207 pesquisadores. Katie Bouman teve o trabalho de reunir o material de 8 telescópios responsáveis pela captura das imagens.

A galáxia que habita o buraco negro descoberto foi batizada como M87 e está a 500 quintilhões de quilômetros da Terra. Se a pequena moeda ilustrada aqui para descobrir se a Terra, seria engolida, imagine num exemplo como o ilustrado nessa imagem extraída do espaço. Esta, no caso, é real e mostra que o corpo celeste tem a massa de 6,5 bilhões de vezes maior que o sol.

A imagem é um incrível anel de fogo com várias distorções e tem três milhões de vezes o tamanho da Terra. É incrível ou não é?!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E você? Já pensou a respeito?

7 lugares mais perigosos conhecidos no universo

Matéria anterior

Adolescente pego furtando comida é surpreendido por dono da loja

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Fatos Desconhecidos
Adicione nosso aplicativo web. Não vai ocupar espaço no seu telefone e você recebe as notificações de novos conteúdos.
Install
See this post in...
Fatos Desconhecidos
Chrome
Add Fatos Desconhecidos to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Fatos Desconhecidos shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.
Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications