Azula se mostrou uma adversária sensacional. Boa de briga, inteligente e estrategista, ela foi uma estrada de brita no caminho de Aang e seus amigos. Mas com o tempo, ela começa a ter alguns problemas emocionais que afetaram sua faculdade intelectual.

Azula revelou ser uma pessoas extraordinária desde criança. Superiora ao irmão, Zuko, ela sempre foi a filha favorita do pai. A escolhida pelo Senhor do Fogo para ser seu braço direito e, quem sabe um dia, sucedê-lo no poder.

Ela foi apresentada como dona de si, fria, ótima de combate e boa em tomar decisões. E claro, sempre que podia, adorava pegar no pé do irmão.

O contraste entre Azula e Zuko

Embora Azula fosse muito mais habilidosa na dobra do fogo que seu Zuko, ele, por sua vez, levou vantagem na consistência emocional. Enquanto o irmão inicia a saga sendo um mero garoto revoltado por suas missões fracassadas e por ser ignorado pelo pai, Azula tem sucesso em tudo que toca.

Contudo, nada como um episódio após o outro. Com o tempo, Zuko abandona a pose de arrogante, se livra da sua irritabilidade, se desprende da garra do pai e aprende mais sobre si mesmo. Além de evoluir as técnicas da dobra do fogo, ele também desenvolve seu caráter. Zuko melhora como pessoa, adquirindo compreensão, paciência e humildade.

Publicidade
continue a leitura

Em contrapartida, Azula entra em decadência emocional. No fundo, ela nunca foi uma pessoa estável. Sem nenhuma empatia pela mãe, Azula sempre responsabilizou Ursa por suas frustrações.

Sendo assim, a última vez que vemos a personagem é no Agni Kai (duelo entre dobradores de fogo) contra Zuko. Uma briga que ela não termina nada bem, pois sofre um colapso nervoso. A partir de então, temos apenas notícias vagas sobre ela. Nada que oficializasse sua situação.

O que aconteceu à Azula?

Avatar: A Lenda de Aang terminou em 2008, apesar disso, a série continuou sua história nos quadrinhos. Com isso, as respostas que ficaram pendentes na animação, foram respondidas nas páginas. O destino de Azula é uma delas.

Publicidade
continue a leitura

Zuko consegue derrotar Azula no final da série, porém, não sabemos o que aconteceu com ela ao certo. Os quadrinhos revelam que após o último confronto, Zuko internou Azula numa instituição mental por um ano.

Entretanto, Zuko procura a irmã na tentativa de encontrar sua mãe. Ele sabe que Azula é a pessoa mais provável de ter respostas. Quando ela se mostra inflexível, ele a leva para a cela do pai, na esperança de Ozai tirar alguma informação dela. Azula, contudo, usa a oportunidade para escapar da prisão.

O destino de Azula

Depois de fugir da prisão, Azula convence Zuko que ela é o único meio de informação sobre Ursa. Sendo assim, ela entra para o time Avatar por um tempo. Mas, no fundo, o plano de Azula era encontrar e matar a mãe.

Publicidade
continue a leitura

A equipe Avatar eventualmente descobre que Ursa pediu à Mãe das Faces, Koh, para trocar seu rosto. Dessa forma, ela poderia recomeçar sua vida. Como assim fez. Ursa se casou novamente e teve uma filha.

Ao saber a verdade sobre a mãe, Azula chega a todo seu limite. Ela confronta Ursa e diz que foi substituída. A mãe, por sua vez, se desculpa por ter dado pouco amor à ela. Zuko intervém na luta e oferece ajuda à Azula. Ele diz que sempre a terá como irmã. Porém, ela foge novamente.

Azula reparece mais tarde, com estabilidade mental em dias. Ela confessa à Zuko que finalmente aceitou seu destino como conselheira do Senhor do Fogo. Ela pretende apoiar o irmão, o ajudando a ganhar mais confiança em si mesmo como líder da nação. Mesmo que isso signifique desafiá-lo em segredo.

Fonte: SR

Imagens: Dark Horse

Publicado em: 13/10/20 22h08