• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que aconteceu com os negros alemães durante o nazismo?

POR Mateus Graff    EM História      01/11/17 às 15h55

O Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, ou melhor, Partido Nazista, organizado por Adolf Hitler, tinha como ideais a noção racista e eugenista da superioridade do homem branco germânico. A raça ariana, como eles a chamavam, perseguiam minorias étnicas, linguísticas, religiosas e políticas. Isso não é a Fatos Desconhecidos que está afirmando. Existem milhares de documentos e livros ao redor do mundo que comprovam isso.

Nem precisamos citar que vocês conhecem muito bem a história dos nazistas. Mas vem cá, vocês já pararam para pensar no que aconteceu com os negros que eram alemães? Bom, todo mundo fala do Holocausto, da perseguição aos judeus, mas e os negros alemães? É exatamente essa pergunta que nós vamos responder para vocês hoje.

Negros na Alemanha

Foi no ano de 1933 que Hitler se tornou Chanceler. Nessa época existiam milhares de negros na Alemanha mas a comunidade ainda estava sendo formada. Na maioria dos casos, eram famílias de primeira geração, negros que tinham imigrado para Alemanha com crianças nascidas alemãs. A pequena comunidade negra alemã estava espalhada por toda Alemanha, e muitas vezes eram ligados a associações e organizações comunistas e antirracistas.

Leis de Nuremberg

Pois bem, as leis raciais de Nuremberg de 1935 privaram os judeus alemães de sua nacionalidade. A lei também proibiu de se casar ou ter relações sexuais com pessoas de "sangue alemão". Tais leis também foram aplicadas aos negros. Mesmo que a pessoa tivesse nascido na Alemanha, ela era considerada de "sangue estrangeiro".

Na época, os nazistas negaram cidadania aos negros que tinham nascido na Alemanha. Eles até chegaram a entregar passaportes para os negros, dizendo que eles eram "negros apátridas". Isso dificultava na hora de encontrar um emprego. Alguns foram usados no trabalho forçado durante a Segunda Guerra Mundial, outros foram usados como figurantes e atores de filmes de propagadas nazistas sobre as colônicas africanas perdidas pela Alemanha.

Muitos negros alemães tinham esse tipo de renda na época. No ano de 1941, as crianças negras, mesmo que alemãs, foram excluídas das escolas de todo o país. Além disso, eles também não tinham autorização para cursar universidades ou escolas profissionalizantes. Depois da Segunda Guerra Mundial, muitos negros alemães testemunharam essas experiências. Entrevistas, memórias e até reivindicações de compensações econômicas foram escritas por homens e mulheres.

"Poluição racial"

Como os nazistas consideravam a raça ariana como superior as outras, eles tinham medo de que uma "poluição racial" acontecesse. Isso fez com que Hitler cometesse um ato de crueldade, a chamada esterilização. Casais chamados de "mistos" foram separados. Mulheres alemãs brancas que solicitavam licença-maternidade ou ficavam grávidas de um alemão nascido na África eram obrigadas a fazer à 'esterilização'.

Mas vamos falar de coisas mais pesadas. No ano de 1937, cerca de 400 crianças negras da Renânia foram esterilizadas. Por causa dessas perseguições, os negros estavam fugindo da Alemanha. Mas poucos alemães de origem africana foram realmente internados em campos de concentração. Segundo documentos históricos recentes, menos de 20 membros da comunidade negra alemã foram levados pelos nazistas ou morreram no programa de extermínio.

Gert Schramm (da foto acima), internado em Buchenwald, foi um dos poucos alemães negros enviados a um campo de concentração. Isso aconteceu em 1944. O mesmo escreve um livro chamado "Ein schwarzer Deutscher erzählt sein Leben" ("Um alemão negro conta de sua vida", em tradução livre). A maioria dos alemães negros foram presos por razões políticas ou por "comportamentos antissociais".

Mas e você, tinha ideia do que os nazistas tinham feitos com os negros alemães? Comentem!

Próxima Matéria
Via   Uol     G1  
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+