CuriosidadesMundo afora

O que aconteceu quando estranhos ficaram se entreolhando ininterruptamente durante 4 minutos?

0

O que acontece você olhar para uma pessoa durante “apenas” quatro minutos sem desviar o olhar? Pois bem, pensando nas diferenças culturais, étnicas, religiosas, sociais, econômicas que tanto dividem a humanidade, a Amnistia Internacional criou esse vídeo, com o objetivo de quebrar as barreiras criadas entre europeus e refugiados.

O vídeo tem como título Look Beyond Borders (Olhe além das fronteiras), se baseia em uma teoria de que, em quatro minutos de contato visual, ininterruptos, as pessoas aumentam a intimidade entre elas. A Anistia Internacional da Polônia em parceria com a agência de publicidade polonesa DDB & Tribal, aplicaram essa teoria que foi desenvolvida em 1997, pelo psicólogo Arthur Aron.

O experimento foi realizado com refugiados da Síria e Somália frente a belgas, italianos, alemães, poloneses e britânicos. Felizmente, os resultados foram predominantemente positivos. O experimento, transformado em vídeo foi filmado pela Anistia Internacional da Polônia, em Berlim (Alemanha), em abril de 2016.

O diretor da Anistia Internacional da Polônia, Draginja Nadażdin, disse: “Decidimos realizar esse experimento simples, em que refugiados e europeus sentaram-se frente a frente e se olharam nos olhos. Gravamos os encontros muito humanos e o curta-metragem fala por si só. Pessoas de continentes diferentes, que nunca haviam se encontrado antes, sentiram uma incrível conexão uns com os outros.”

O vídeo apresenta reações espontâneas, completamente naturais entre pessoas que se encontraram pela primeira vez. Os refugiados que participaram do experimento, viviam na Europa por menos de um ano. No dia 19 de maio de 2016, a Anistia Internacional revelou que o Refugees Welcome Index (Index de Refugiados Bem-vindos) apresentou que a maioria das pessoas ao redor do mundo são a favor do acolhimento de refugiados em seus países.

80% dos entrevistados, de 27 países diferentes, disseram que permitiriam refugiados viverem em seus países, sendo que 10% delas permitiriam que um refugiado vivesse em suas próprias casas. Na Alemanha, onde o vídeo foi gravado, 96% dos entrevistados disseram que deixariam os refugiados viverem em seu país.

Então pessoal, o que acharam do vídeo? Emocionante ou não? E da matéria? Encontraram algum erro? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

20 imagens capturadas no momento certo

Artigo anterior

10 spoilers que podem estragar uma série para qualquer pessoa

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido