• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O que é a caspa? Como removê-la?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      02/03/15 às 19h52

Ao contrário do que muitos pensam, a caspa não é contagiosa, tão pouco é caracterizada como uma doença. Ela nada mais é do que uma descamação do couro cabeludo provocado pela substituição de células velhas por novas. Essa renovação é quase sempre invisível. No entanto, isso depende do tipo do couro cabeludo: seco ou oleoso.

No couro cabeludo do tipo seco, ela se caracteriza por pontos soltos e visíveis, mas no do tipo oleoso, as caspas ficam grudadas no couro cabeludo.

Não é possível escapar da caspa, segundo afirmam os dermatologistas. Todo mundo já teve um dia, e, se não teve, terá. No entanto é preciso ficar atento à caspa quando ela chega a um ponto incômodo, geralmente no momento em que fica evidente no cabelo ou passa a coçar.

Além da aparência indesejável, a caspa enfraquece os fios e provoca uma queda anormal do cabelo. A caspa pode ser de dois tipos: seca ou oleosa. A caspa oleosa é chamada seborréia e provoca o aparecimento de placas sobre o nosso couro cabeludo.

Quando a caspa evolui para um grau ainda maior, ela é caracterizada como dermatite seborréica. A dermatite exige cuidados médicos. Neste caso, além do couro cabeludo, ela pode ocorrer também nas sobrancelhas, laterais do nariz e em torno das orelhas.

O que causa?

caspa

Várias coisas podem favorecer o aparecimento da caspa, como a proliferação do Pityrosporum ovale, um fungo que vive naturalmente no couro cabeludo e que pode passar a ser produzido em grande quantidade, provocando escamação e irritação.

O excesso de produção das glândulas sebáceas também pode ser outro fator, neste caso o couro cabeludo fica oleoso e as descamações permanecem aderidas à pele.

Distúrbios hormonais ou glandulares e a realização de permanentes no cabelo, alisamentos ou colorações em excesso, também podem desencadear o problema. Além, claro, da utilização de produtos inadequados.

Outra causa bastante comum é a instabilidade emocional, na forma de ansiedade, estresse e depressão. A alimentação também pode contribuir, quando comemos muita gordura.

Como remover?

tratar

A caspa não tem cura, mas existem algumas dicas que ajudam a evitá-la. A principal delas diz respeito a evitar banhos quentes, a água fria ou morna podem ajudar a diminuir o problema.

Escovar bem os cabelos antes de lavar contribui para que a oleosidade se transporte da raiz para as pontas aliviando o problema. Outra dica é lavar os cabelos e o couro cabeludo diariamente ou então em dias alternados, para mantê-los sempre limpinhos e livres de oleosidade em excesso.
O condicionador deve ser aplicado em pequenas quantidades e apenas nas pontas dos cabelos, pois ele pode aderir à pele também, piorando o aspecto.
O uso do secador quente e aplicado diretamente no couro cabeludo deve ser evitado por completo. E, por fim, é recomendável a utilização de shampoo ou produtos próprios para a caspa.

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+