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O que é e como funciona o golpe da mangueira nos postos de combustíveis?

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O golpe da mangueira de combustível parece dificultar a simples tarefa de abastecer o carro no Brasil.

Essa atividade está se tornando cada vez mais difícil devido a novos golpes criados, resultando em prejuízos para os consumidores.

Um dos principais é o “bomba fantasma”, que ficou famoso após um vídeo viralizar nas redes sociais. Essa prática envolve uma bomba que continua funcionando e aumentando o preço a ser pago, mesmo sem efetivamente colocar combustível no tanque.

Agora, outro golpe ganhou destaque, chamado de golpe da mangueira. Novamente, foi denunciado por um consumidor em um vídeo nas redes sociais.

Nesse caso, o golpe ocorre quando o frentista ou outro funcionário do posto dobra a mangueira durante o abastecimento.

Com a mangueira dobrada, aproximadamente um litro de combustível fica acumulado nela e nunca chega ao tanque do consumidor, mesmo sendo cobrado normalmente por esse conteúdo. Isso resulta em um prejuízo para o cliente, pois ele paga pelo combustível que não recebe.

A solução para evitar esse golpe é simples. Quando perceber a mangueira dobrada durante o abastecimento, o cliente deve pedir ao frentista para esticá-la sobre o carro.

Ao fazer isso, o combustível parado na mangueira certamente chegará ao tanque do veículo, e o valor pago será equivalente ao que realmente entrou de combustível.

Dessa forma, os consumidores podem se proteger contra esse tipo de fraude nos postos de combustíveis. É fundamental estar sempre atento e denunciar casos suspeitos para garantir uma prática honesta e justa nesse serviço.

Via CanalTech

Empresas se defendem

Duas empresas fornecedoras de bombas para postos de combustíveis, Wayne e Gilbarco Veeder-Root, juntamente com a Raízen, responsável pela distribuição dos produtos da Shell no Brasil, responderam à denúncia sobre o golpe da mangueira para esclarecer a situação.

De acordo com os comunicados enviados, as empresas afirmam que a dica dada pelo cliente para evitar o golpe possui alguma lógica, mas é desnecessária. Isso porque não há prejuízo sendo causado pelos postos de combustíveis.

Elas explicam que quando o abastecimento de um veículo começa, já existe um certo volume de líquido parado na mangueira proveniente de um abastecimento anterior.

Esse fato, por si só, é suficiente para compensar qualquer eventual perda de combustível causada pela dobragem da mangueira.

As empresas esclarecem que o papel da mangueira no abastecimento é apenas transportar o combustível da bomba para o tanque do carro.

Devido às exigências do Inmetro, a mangueira não pode ser flexível, e o bico de abastecimento possui válvulas que impedem o retorno do combustível à bomba. Portanto, qualquer volume restante na mangueira ficará ali até iniciar um novo abastecimento.

Elas destacam que o controle do volume do combustível que sai dos tanques localizados no solo é realizado pelo motor de sucção.

Em resumo, todo o volume eventualmente retido na mangueira já foi medido e computado após passar pelo medidor. Consequentemente, esticar ou não a mangueira não terá influência sobre o volume de combustível abastecido.

Com essas informações, as empresas buscam esclarecer que não há golpe da mangueira sendo aplicado e que os postos de combustíveis estão operando de acordo com as regulamentações e normas estabelecidas pelo Inmetro.

Via CanalTech

Perigos do golpe

Vale reforçar que práticas de segurar o combustível e mudar a mangueira de abastecimento pode trazer perigos para os envolvidos. Isso porque o motorista, o frentista e os demais ao redor estão sujeitos a riscos de explosão e vazamentos.

Por esse motivo, as recomendações dos órgãos de segurança são não manipular as mangueiras além das recomendações. Além disso, os motoristas devem se atentar para a quantidade de líquido injetado.

Assim, vale se atentar para o abastecimento, e tomar cuidado não apenas com a perda financeira, mas também para a segurança.

 

Fonte: CanalTech

Imagens: CanalTech, CanalTech

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