Ciência e TecnologiaCuriosidades

O que é essa ‘linha’ saindo do enorme buraco negro no meio da nossa galáxia?

0

No centro da nossa galáxia surgiu algo de grandes proporções para os físicos e astrônomos. Essa “linha” parece estar conectada a um buraco negro de proporções supermassivas e pode mudar nosso entendimento do universo. Muitos destes já foram observados, mas nós não sabemos exatamente o que eles são. Finalmente, talvez nós estejamos perto de obter uma resposta. O que distingue essa grande linha espacial é o fato de ela parecer estar saindo do buraco negro supermassivo. Devido a isso, várias hipóteses já foram desenvolvidas. Dentro de uma dessas hipóteses, uma teoria da década de 70 pode ter achado sua comprovação, e ela pode mudar tudo.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você um pedacinho da história de nosso misterioso universo. O que será que será esse gigantesco filamento no meio da Via Láctea? Está na hora de você descobrir o que é essa ‘linha’ saindo do enorme buraco negro no meio da nossa galáxia.

“Linhas” no espaço

Localizado a 26 mil anos-luz de nosso pequeno planeta azul, há um buraco negro supermassivo chamado de Sagittarius A*. De dentro desse buraco negro ancião algo misterioso emergiu. Um gigantesco filamento de 2,3 anos-luz de comprimento surgiu de dentro de Sagittarius e cientistas estão curiosos. Na verdade, o surgimento desse enorme filamento pode provar um teoria criada na década de 70.

O filamento descrito foi encontrado em 2012, porém somente agora foi possível ver a extensão real do mesmo. Não é algo raro encontrar imagens similares no universo, na verdade é bem comum. Contudo, a origem destes é sempre um mistério. Com essas imagens poderemos ter uma noção melhor da fonte dessas “linhas”.  Não somente isso, mas a descoberta também é um impulsionador para a construção de uma nova geração de telescópios de rádio.

NRF

NRF é a sigla em inglês para filamentos de rádio não térmicos, que é exatamente o que as tais “linhas” são. Muitas delas já foram observadas e muitas teorias já surgiram a partir dessa observação. Todavia, nada muito conclusivo. O diferente dessa NRF descoberta é que ela está se originando de dentro do Sagittarius A*.

Existem várias hipóteses. A linha pode ser somente mais uma NFR comum ou então um ruído na fotografia. A mais aceita pelos cientistas é que se trata dos resíduos rejeitados do buraco negro. Existe, porém, outra hipótese que está deixando eles mais animados: Esse evento pode provar a Teoria das Cordas Cósmicas.

As Cordas Cósmicas

A corda cósmica é um objeto hipotético teorizado por Tom Kibble, um físico da década de 70. Se trata de uma grande fenda no espaço ocasionada pela expansão do universo. Ou seja, algo como um tecido que se esticou e rasgou. Essa teoria veio a tona pelo fato desse filamento estar localizado no meio de nossa galáxia, que seria o lugar ideal para uma corda cósmica aparecer.

O importante dessa descoberta é que independente do que seja esse objeto misterioso, ele mostra avanços nessa área de estudo. Por exemplo, se forem detritos do Sagittarius, seria um avanço no estudo do comportamento dos campos magnéticos no universo. Contudo, se for realmente uma Corda Cósmica, nossa percepção das leis da física e do universo poderiam se transformar drasticamente. Só nos resta esperar e ver o que o universo tem a nos ensinar.

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário aí embaixo e até a próxima.

7 versões bizarras e incríveis do Homem Aranha que existem nos quadrinhos

Artigo anterior

Uma pesquisa científica diz que esse é o período da vida em que as mulheres são mais felizes

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido