O que era, como e aonde acontecia o "sabbath das bruxas"?

POR Isabela Ferreira    EM Terror & Sobrenatural      28/12/17 às 14h01

No período medieval, por volta do fim do século 14 e início do 15, a feitiçaria era algo bastante comum. Embora tenha conceitos distintos em cada cultura, no geral é vista como a prática de invocar supostos poderes sobrenaturais, afim de controlar eventos ou pessoas. Tem larga associação à figura do diabo, onde era muitas vezes invocado em rituais grotescos de canibalismo e orgias. É comum que as bruxas sempre estejam por trás de tudo que envolva feitiçaria.

Pensando nisso, será que você já escutou a expressão "sabbath das bruxas"? A prática da magia negra sofreu enorme perseguição eclesiástica, visto que sempre foi considerada ilícita. Até então, a feitiçaria não era exatamente tão bizarra assim. Mas por cultuar outras formas de vida sempre foi vista com maus olhos. No entanto, a prática tomou rumos realmente macabros assim que bruxas e bruxos começaram a se reunir aos sábados, praticando as mais sinistras atividades.

O que era o sabbath das bruxas?

Os registros da história indicam que o sabbath remonta ao século 14, quando foi mencionado pela primeira vez. Apareceu em dados sobre a Inquisição, onde foi mencionado em processos do Santo Ofício. Foram  apresentadas confissões que eram feitas sob torturas das mais variadas espécies. O mais provável é que o sabbath derive do sétimo dia utilizado pelos judeus, o sábado, considerado sagrado. Embora os ritos das bruxas pudessem acontecer em qualquer dia, na maioria das vezes aconteciam exatamente no sábado, como forma de profanação.

Os rituais do sabbath envolviam todo tipo de atividade grotesca que se possa imaginar. De acordo com as informações de que se tem conhecimento, as bruxas eram convocadas para cerimônias onde contavam com a presença do próprio Satanás e outros diabos, que poderiam estar tanto em forma humana quanto animal. Ali, todos os presentes seriam obrigados a declarar lealdade aos propósitos de Satã... Rejeitando por completo a figura de Deus e suas religiosidades, aderindo às artes obscuras.

Um dos procedimentos mais importantes da cerimônia eram as práticas sexuais entre bruxas, visto que a maior parte era realmente do sexo feminino, e demônios onde suas almas eram entrelaçadas e consumidas. Seria dessa forma que as bruxas poderiam adquirir o "dom" de fertilizar o mal sobre a terra, invocando pragas, amaldiçoando outras pessoas ou mesmo as convertendo para o lado maligno.

Elementos centrais

Durante os encontros do sabbath, uma de suas atividades elementares envolviam os sacrifícios. Inicialmente, ofereciam o corpo e alma de uma nova bruxa ao diabo. Mais tarde, bebês e recém-nascidos passaram a ser tema principal desse tipo de cerimônia. As bruxas os sequestravam, assassinavam e em  seguida consumiam sua carne. Essa era uma das principais formas de atestar lealdade à Satanás.

Segundo o que conta Johannes Nider, em seu livro Formicarius, uma bruxa de Berna, na Suíça, chegou a confessar o assassinato de 13 bebês. Todos foram mortos em um mesmo ritual, onde seus restos foram misturados em um caldeirão e serviram de caldo para as bruxas. Já os ossos foram utilizados para fazer ritos de transmutação.

Os locais favoritos para realizarem tais atrocidades incluíam o Brocken e as montanhas Harz, na Alemanha. Também era comum que acontecessem em regiões montanhosas da Rússia, Suécia e França. A data de 31 de outubro remonta aos rituais do período da Inquisição, visto que era um dos dias preferidos por elas.

Embora essas histórias perdurem em nossas crenças populares por séculos, não se sabe ao certo se realmente existiam. No entanto, existem relatos de pessoas que alegaram ter presenciado de algo parecido. Por mais que a feitiçaria seja tratada atualmente apenas como algo sobrenatural e fantasioso, foi fonte de muito medo e controvérsias na Idade Média. Foi um período em que todos acreditavam em magia negra e em forças malignas, fazendo com que coisas realmente terríveis acontecessem.

E então pessoal, o que acharam? Já conheciam a história bizarra do sabbath das bruxas? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento tem o único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+