• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que era a Sociedade Alternativa tão citada por Raul Seixas?

POR Lucas Curado    EM Mistérios & Horror      05/12/17 às 15h34

Você acha que a sociedade alternativa de Raul Seixas era só simplesmente sair por aí fazendo o que te desse vontade inconsequentemente? Bom, você está redondamente engano, bicho. A Sociedade Alternativa tem raízes em conceitos muito mais místicos, filosóficos e complexos que você pode imaginar. Muitos, como Marcelo Motta, acusam o compositor de só ter utilizado dos conceitos que adotou para se divulgar, porém é inegável que se não fosse por ele, esse lado místico da década de 80 não teria florado no Brasil. Raul e seu amigo e escritor, Paulo Coelho, fundaram juntos a Sociedade Alternativa e divulgaram pela primeira vez a Lei da Vontade. Conheça de onde veio essa ideia de criar a tal Sociedade Alternativa e que sim... Você pode tomar banho de chapéu... Enquanto espera Papai Noel... Discutindo Carlos Gardel!

Fatos que tu queres, sobre essas tais leis! Fatos Desconhecidos traz para você um pouquinho mais sobre as raízes dessa música que fez e faz um tremendo sucesso até hoje. Um pouquinho também sobre essa sociedade que influenciou uma grande variedade de artistas que temos hoje em dia. E não só isso, a filosofia por traz dessa composição de Raul e Coelho também foi extremamente importante para outras bandas como Beatles e Led Zepellin. Bom, "Faça o que tu queres, pois é tudo da Lei!".

Sociedades e Alternativos

Viva, viva, viva a sociedade alternativa! Essa tal sociedade não se trata só de você tomar banho de chapéu ou esperar papai noel, mas sim de liberdade... Liberdade acima de qualquer outra coisa. Raul Seixas sempre teve um senso um tanto quanto anárquico da sociedade, e como um bom "anarquista", esse buscava a liberdade. Veja bem, liberdade e não libertinagem.

A sociedade alternativa teve ali seus primeiros passos quando Paulo Coelho, famoso escritor e mago brasileiro, apresentou seus estudos sobre Thelema a Raul. Isso aconteceu no final da década de 80 e teve um grande impacto na carreira de ambos. Nesse período musical e místico, Raul Seixas compôs várias músicas junto de Paulo Coelho e Marcelo Motta (Thelemista brasileiro).  Nessa época que surgiu grandes hits como Tente outra vez, A maçãNovo Aeon. Todas essas músicas estavam carregas de significados, mas esse é assunto para outra matéria.

Okay, mas o que era essa Sociedade Alternativa? Bom, Raul Seixas e Paulo Coelho fundaram a tal sociedade baseando-se na tal Thelema de Aleiter Crowley. A própria música de 1974, que levava esse nome, não era nada mais do que uma explícita declaração da Lei da Thelema! O próprio Paulo Coelho diz: "Continuamos a divulgar de todas as formas o Liber OZ, [...] A Sociedade Alternativa continua com o sucesso de sua caminhada no sentido de construir as bases sociais para uma verdadeira civilização thelêmica." Mais pra frente, tanto Paulo quanto Raul, romperam com Motta e continuaram a sociedade.

Se formos definir o que seria Sociedade Alternativa, bem... Basicamente é a expressão da liberdade junto dos princípios da Thelema de Crowley. Para entendermos um pouco melhor a sociedade, devemos dar uma olhada mais afundo nas suas bases. Conheça o polêmico Aleiter Crowley, ocultista britânico e fundador da Thelema.

Aleister Crowley

Aleister Crowley, que viveu de 1876 a 1947, foi um famoso mago ocultista e pesquisador da "magia sexual". Esse homem recebeu o singelo rótulo de "o homem mais perverso do mundo" pela imprensa britânica (que por acaso, era um tanto sensacionalista). Esse mago foi tão famoso em seu tempo que ele é uma das celebridades que estão na capa do icônico album "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" dos Beatles. O guitarrista Jimmy Page, entusiasta assumido do ocultismo, também foi um dos grandes divulgadores do nome de Crowley.

O ocultista ingressou em 1898 da Ordem Hermética de Golden Dawn e foi responsável por liberar diversos rituais secretos da ordem, ajudando a popularizar o ocultismo no mundo. Aleister Crowley é dado como um mago libertador. Em 1905 funda sua própria ordem chamada Argenteum Astrum. Em 1920, cria a Abadia da Thelema, onde ele e seus discípulos vivem a Lei da Thelema. Esse era o famoso lema: "Faça o que tu queres pois é tudo da lei!". Assim, eles praticavam sua magia livremente, sem a censura de instituições e ordens. Ele é dado como o mago que foi o arauto da nova era, onde humanos poderiam se tornar seres divinos.

Crowley foi chamado de satanista e a besta 666, porém entendimento do "diabo" para Crowley não era o mesmo do entendimento utilizado dentro da religião Cristã. Não é atoa que Paulo Coelho e Raul Seixas foram acusados de serem satanistas. O princípio que guiava os dois era a Lei da Thelema.

Thelema

A Thelema é um acima de qualquer outra coisa uma prática e a palavra de Lei dita por Crowley. Thelema quer dizer "vontade", logo, Thelema se trata da Lei da Vontade (colocando de uma forma extremamente simplificada). Muitos dizem que se trata de um sistema religioso ou uma religião, mas o próprio Crowley diz: "Chame isso de uma nova religião, então, se isso tanto agrada a vossa Graciosa Majestade; mas confesso que não vejo o que você ganhará ao fazer isso, e sinto-me obrigado a acrescentar que você pode facilmente causar um grande mal-entendido, e causar um tipo estúpido de injúria em particular".

Thelema agrega vários princípios, sendo estes não só míticos e filosóficos, mas também humanistas e de religiões não patriarcais. A sua grande lei está na seguinte frase, que permeia na sociedade alternativa de Raul Seixas e Paulo Coelho: "Faça o que tu queres pois é tudo da lei. O amor é a lei, amor sob vontade". Em outras palavras, o caminho para plenitude e autodeterminação é manifestado pela verdadeira vontade. A verdadeira vontade seria manifestada ao dissolver vícios e desejos efêmeros.

Dentro da ética Thelêmica podemos encontrar os seguintes tópicos:

1 - Dever para consigo mesmo
2 - Dever para com os outros
3 - Dever para com a humanidade
4 - Dever para como todos os seres e coisas

E esses pilares são utilizados para tratar qualquer questão ética. Também foram nesses pilares que Raul Seixas e Paulo Coelho se basearam para desenvolver a sua sociedade alternativa. A Sociedade Alternativa seria de certa forma uma sociedade de Amor e Liberdade para com todos os seres e coisas.

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário e até a próxima.

Próxima Matéria
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+