• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O que faz de Avatar: The Last Airbender uma das melhores séries animadas da modernidade?

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      12/04/17 às 19h03

Animações são trabalhos incríveis e, não importa o que alguns desinformados pensem, jamais será algo apenas para crianças. Algumas delas consegue nos marcar de tal forma que mesmo depois de finalizadas ainda lembramos com carinha da época que assistíamos e em outros casos o desenho marca uma geração. Este é o caso da série animada Avatar: The Last Airbender.

Criada por Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko, a animação estreou em 2005 no canal Nickelodeon e conquistou milhares de fãs quase que instantaneamente. No Brasil, a série ficou bem popular ao passar na falecida TV Globinho. Para quem ainda não conhece, The Last Airbender se passa em um mundo alternativo, no qual a civilização humana é dividida em nações conhecidas como: a Tribo da Água, o Reino da Terra, a Nação do Fogo e os Nômades do Ar, sendo cada uma delas uma sociedade distinta, tendo seus próprios costumes e culturas. Em cada uma dessas sociedades existem pessoas capazes de manipular o elemento natural correspondente, eles são conhecidos como dobradores, logo, o Reino do Fogo possui dobradores de fogo, a Tribo da Água tem dobradores de água e assim por diante.

Para manter o equilíbrio entre as nações, sempre houve um Avatar, o único ser capaz de dominar todos os quatro elementos. Quando um morre, outro nasce e ele pode ser de qualquer nação. No período em que se passa a história, o novo Avatar é apenas uma criança, chamada Aang, de doze anos dos Nômades do Ar, uma das nações, mas pacíficas que existe. Contudo, um ataque organizado do Nação do Fogo provoca uma grande mudança na trama. Em sua fuga, Aang cai no oceano e acaba congelado. Ele fica assim por cem anos, tempo mais do que suficiente para o imperador do Nação do Fogo espalhar sua tirana pelos quatro cantos do mundo. A série tem início de fato quando Katara e Sokka, dois irmãos da Tribo da Água, encontram um gigantesco iceberg, o mesmo em que Aang está preso. Depois de libertá-lo, os três começam uma das melhores jornadas já mostradas em séries animadas.

A importância da premissa

Água, Terra, Fogo, Ar.
Há muito tempo as nações viviam em paz e harmonia
E ai, isso mudou quando a Nação do Fogo atacou.
Só o Avatar domina os quatro elementos e pode impedi-los,
Mas quando o mundo mais precisa dele, ele desaparece
Cem anos se passaram e meu irmão descobrimos o novo Avatar, um garoto dominador de ar.
Embora sua habilidade com o ar seja ótima, ele tem muito o que aprender antes que possa dizer "Eu sou o Aang!"
Mas eu acredito que o Aang possa salvar o mundo.

Essa introdução, narrada por Katara, foi colocada em todos os episódios da série, algo que evidenciou o objetivo da trama. Quando Aang foi congelado ele ainda não dominava os quatro elementos, após cem anos, quando ele finalmente é libertado, ele precisa ligar com um lugar totalmente diferente do que conhecia. O mundo estava em guerra e precisava do Avatar mais do que nunca, embora ainda fosse uma criança, Aang precisava amadurecer e dominar os quatro elementos rápido o suficiente para levar o equilíbrio de volta às nações.

São três temporadas, cada uma chamada de livro, ou seja, temos o Livro Um, Livro Dois e Livro Três. Em todos os quatro há somente um conflito, um único objetivo. Todas as aventuras vividas pelos personagens têm apenas um propósito: derrotar o Senhor do Fogo e acabar com a guerra. Cada personagem que nossos heróis encontram, cada situação que eles passam é uma forma de aprendizado diferente. Cada queda que eles levam, cada decepção que passam e cada ferida aberta, levam ao mesmo caminho. Essa objetividade não é tão comum como deveria ser, pois vários animes e outras séries animadas, desviam o foco da premissa inicial com o tempo, algo que The Last Airbender consegue manter com sucesso.

Personagens encantadores

Aqui, todos os personagens importam e até os vilões tem histórias complexas. Zuko, filho do imperador do Reino do Fogo, é um personagem obcecado não pelo poder, mas em si provar para o pai. Rebaixado a vida inteira, Zuko tenta encontrar na guerra um meio de conquistar o carinho e o respeito do pai. Tudo que ele faz, todas as decisões que ele toma tem apenas o amor como objetivo. Ele se coloca em uma situação autodestrutiva, principalmente quando ele tenta competir com sua irmã, Azula, uma mulher firme e segura de si, a xodó do papai. Contudo, mesmo ela tem uma história complicada.

Katara e Sokka, irmaões, mas com personalidades totalmente opostas. Ela uma dobradora, pessoa séria e decida; ele tenta (e consegue) ser o mais engraçado da turma e, embora os seus amigos não ajam de tal forma, ele sempre se vê como o mais inútil do grupo. Toph, o que dizer de Toph? Talvez que ela seja uma das melhores personagens da série. Originária do Reino da Terra, ela se junta a turma um pouco mais tarde. A melhor dobradora de terra que existe e, sem dúvidas, a personagem emocionalmente mais forte do grupo, embora - claro - ela ainda tenha alguns problemas pessoal a serem resolvidos. Há também Aang. Por ser dos Nômades do Ar, ele é uma pessoa, digamos, da paz. Ele pretende, mais do que tudo, acabar com a guerra e derrotar o Senhor do Fogo, mas nunca passa por sua cabeça mata-lo. Quando até nós, espectadores, ansiamos por tal feito, pois o imperador é puro mal.

Todos os personagens passam por um processo evolutivo quase que mágico. A série mostra muita coisa clichê, como os laços de amizade, a luta entre bem e mal, a importância do autoconhecimento e como poder e ambição podem corromper uma pessoa, porém, a forma como a série executa tais temas é sensacional. The Last Airbender consegue equilibrar sentimentalismo, comédia, aventura e incríveis lutas em três temporadas, sem mais, sem menos. Uma série fechada e exata, iniciada com um propósito e finalizada com a resolução do mesmo, nos concedendo um dos finais mais líricos já televisionados em séries animadas.

Agora queremos saber sua opinião. Também gosta de Avatar: The Last Airbender? Concorda com o que foi colocado? Ou acredita que a animação nem é tudo isso? Qual outro título de série animada poderia fazer companhia para esta? Compartilhe suas impressões conosco. Lembrando que nossa intenção não é de impor verdades, desrespeitar e nem ofender ninguém. Nosso intuído é apenas de informar, instigar e entreter mentes curiosas.

Próxima Matéria
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+