icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


O que são esses 'tornados de mosquitos' que apareceram na Rússia?

POR Erik Ely EM Curiosidades 18/08/20 às 23h47

capa do post O que são esses

Recentemente, algumas imagens da Rússia, que viralizaram nas redes sociais, retratavam cenas que mais pareciam ter saído de um filme de Alfred Hitchcock. No entanto, ao invés dos pássaros que aparecem em "Os Pássaros", de 1963, temos 'tornados de mosquitos'.

Para se ter uma ideia, são bilhões de mosquitos girando em "tornados" que puderam ser vistos a grandes distâncias. Assim, mesmo que o grande número de mosquitos possa ser comum em algumas regiões do país, os números mostram um quantitativo maior que o esperado para esta época do ano. De fato, a situação se encontra muito pior do que o que poderia ser considerado normal.

Esses "tornados" contam com bilhões de mosquitos

Nesta época do ano, aldeias como as de Ust-Kamchatsk costumam ser invadidas por um grande número de mosquitos. Dessa forma, é comum que todo o verão seja marcado por esses insetos se aglomerando perto de corpos d'água. Porém, por conta de um verão excepcionalmente quente, o número de mosquitos está sendo muito maior do que o esperado.

De acordo com moradores da região, redes em janelas e portas não estão sendo suficientes para controlar a entrada de mosquitos nas casas. Isso porque, parecem que eles estão encontrando todas as maneiras possíveis para entrar em locais fechados. Assim, até mesmo as menores rachaduras estão sendo o suficientes para deixar os mosquitos entrarem.

E claro, fora das casas, a situação não é diferente. Para além dos "tornados", também está sendo comum encontrar enxames de mosquitos que pairam pelo céu. "Sempre tivemos um grande número de mosquitos aqui no verão, e sempre teremos, mas há muitos deles este ano", afirma Maria Zubkova, moradora de Ust-Kamchatsk. "Eles entram em cada fenda, mesmo que haja redes nas janelas, eles ainda conseguem passar", completa.

O que está acontecendo na aldeia?

Em vídeos, que circulam pelas redes sociais, vemos os 'tornados de mosquitos' subindo sobre vilas na costa leste Kamchatka. Nesse sentido, os vídeos mostram os grandes redemoinhos visíveis, mesmo a grandes distâncias, o que não era possível de se encontrar em anos anteriores.

Ainda que, visualmente, as imagens assustem, especialistas afirmam que não há riscos para os moradores da região. Dessa forma, ao sair de casa, seja andando ou dirigindo, é possível que você fique coberto de mosquitos da cabeças aos pés. Entretanto, o risco de picada é bastante baixo. Isso acontece porque, esses tornados são parte do ritual de acasalamento dos mosquitos. Com isso, dezenas ou até centenas de milhares de mosquitos machos se aglomeram ao redor um ou mais fêmeas. Tudo para garantir um lugar próximo e ter mais chances de ser escolhido para o acasalamento. Portanto, uma vez que os mosquitos machos não picam, ao se aproximar do meio do "tornado", você só precisa se preocupar em removê-los, não deixando-os se aproximar de regiões mais expostas do corpo.

Atualmente, Ust-Kamchatsk é o lar de mais de 100 espécies de mosquitos. Contudo, ainda não sabemos com certeza quais são as espécies mais ativas deste ano. De todo modo, especialistas acreditam que os principais responsáveis por maiores tornados são espécies sugadoras e outras que são inofensivas.


Próxima Matéria
Via   Oddity Central  
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest