Existem algumas coisas que vem presente nas embalagens dos produtos que compramos, que nós não fazemos a mínima ideia do que significa. Exemplos disso são as nossas matérias que mostram o que significa esses quadradinhos coloridos atrás do creme dental e o que significa o "i" em frente o nome dos produtos da Apple. E hoje não será diferente, caros leitores, nós vamos mostrar para vocês qual o significado de um símbolo que vem em várias embalagens, esse aí da imagem acima.

O lance é que vocês nunca imaginariam para que serve tal símbolo, a não ser que você faça parte da religião judaica. Esse símbolo significa hechsher, que comprova que o produto é kosher, como se fosse um selo de qualidade, e por isso é adequado às regras da religião judaica.

3

As organizações que tem o direito de usar esse símbolo passam por vários testes de qualidade para medir se a produção está de acordo com as regra das fiscalização rabínica. Você pode não saber, mas os judeus tem regras religiosas para a alimentação, o que os faz se alimentar apenas de produtos que seguem certos procedimentos durante a fabricação e o preparo.

Publicidade
continue a leitura

Além disso, os equipamentos que são usados na fabricação devem sempre estar limpos segundo as regras judaicas. Sendo assim, para produzir um produto que tenha esse símbolo, deve eliminar qualquer tipo de substâncias "estranhas", se não for assim, o produto não será certificado com o selo.

Mas como podemos encontrar esses produtos? Existe três tipos de alimentos, carne, lácteos e "neutros". O símbolo hechsher não significa que o alimento seja hipoalérgico, a exceção são alimentos "neutros", eles não possuem carne ou leite. Já tem algumas marcas que fazem produtos com esse selo, e os símbolos mais frequentes são o "U" ou o "OU", que podem ser encontrados em produtos como Coca-Cola, Nestlé, Jim Beam, Heinz e outras.

2

A legenda desses símbolos são as seguintes:

Publicidade
continue a leitura

"OU": não contém carne ou leite, um produto "neutro"

"OU-D": produto lácteo

"OU-M": contém carne

"OU-F": contém ingredientes de peixe

Publicidade
continue a leitura

Mas você não precisa necessariamente ser um judeu para usufruir desses selos, pessoas alérgicas a carne ou leite, pessoas que fazem dietas, atletas, pessoas que preferem comprar produtos de alta qualidade pode usufruir desse selo de qualidade que pouca gente conhece.

4

E aí, caros leitores, já sabiam o significado desse símbolo? Deixe aqui seu comentário!

Publicado em: 23/01/17 18h48