Ciência e Tecnologia

O que significa uma linha preta na unha?

0

Lisa Harrison é uma manicure que ganhou destaque essa semana nas redes sociais. Tudo porque há duas semanas, Lisa compartilhou a história de uma de suas clientes em sua rede pessoal. De acordo com a manicure, a cliente em questão tinha uma linha preta em uma das unhas. Ao questionar a cliente se ela já havia investigado o motivo daquela mancha, a cliente disse que tinha sido alertada por outras manicures que o sinal preto poderia indicar a falta de de cálcio no organismo, uma bolha de sangue devido a uma pancada, ou até mesmo uma doença hereditária.

A cliente estava aparentemente tranquila com a situação, e não sabia que a mancha poderia significar algo muito mais grave. Portanto, ela pediu apenas para que Lisa cobrisse o sinal preto com um esmalte escuro. A manicure, no entanto, aconselhou a cliente da maneira mais discreta que pode, a procurar um médico com urgência.

“Não queria assustá-la,” Lisa explica, “mas disse que ela precisava falar com um médico imediatamente”, segundo consta matéria publicada pelo jornal Extra.

A cliente, felizmente, levou o conselho de Lisa a sério e procurou uma avaliação médica. Depois da consulta, ela ligou para agradecer o alerta de Lisa. Infelizmente a cliente tinha sido diagnosticada com um melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele. No caso dela, o câncer já havia se espalhado para os nódulos linfáticos.

Lisa contou a história de sua cliente nas redes sociais para fazer um alerta às pessoas distraídas com o cuidado de suas unhas.

“Por favor,” ela disse, “prestem atenção às anomalias nas suas unhas! As mudanças estranhas podem não ser nada com o que se preocuparem. Mas, às avezes, é uma indicação de uma doença muito grave,” ela explica. “E por favor, fiquem de olho nas unhas, tanto os dedos dos pés como das mãos. O diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença do mundo,” ela aconselha.

O alerta de Lisa Harrison ganhou repercussão internacional. Aparentemente, muitas pessoas não sabiam o que essa linha preta poderia significar. Além disso, não são todas as pessoas que cuidam ou dão importância à aparência e saúde das unhas.

Manchas escuras nas unhas podem ser indício de infecções causados por fungos, pancadas e fricções no local, medicação com antibióticos minociclina e AZT, utilizado no tratamento do HIV, assim como também pode ser causado por doenças intestinais que resultam em pigmentação da boca e unhas.

Não sendo nenhum desses motivos, pode ainda ser o pior diagnóstico possível: o melanoma ou câncer de pele.

Apesar desse tipo de câncer de pele ser considerado raro, segundo o INCA representa 4% dos casos, esse é o tipo mais perigoso que pode atingir à pele.

Para detectar esse problema é importante notar que a mancha sempre aparece na vertical. Ela costuma aparecer em uma unha, ser um sinal único e de tom mais escuro que o restante da cor da unha.

“É um tumor agressivo, pois é capaz de enviar células malignas para outra partes do corpo, o que chamamos de metástase,” explica a dermatologista Adriana Cristina Caldas, membro do Grupo Brasileiro de Melanoma em entrevista à Revista Máxima.

Esse tipo de câncer, segundo a médica especialista, não pode ser prevenido da mesma maneira como os outros tipos de câncer de pele — evitando os horários de maior incidência solar e utilizando protetor, por exemplo — porque ele não está relacionado à radiação do sol.

Em contrapartida, se for descoberto com antecedência, o câncer é altamente tratável.

“A gravidade é diretamente proporcional à demora do diagnóstico. Por isso, devemos fazer uma investigação periódica, principalmente ao notar lesões. Em caso de suspeita de câncer, a biópsia fará a confirmação”, explica Adriana.

Tatiana Gabbi, dermatologista e assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, também explicou ao portal Vix, quais são as etapas do processo em caso de suspeita do melanoma.

“Caso o dermatologista suspeite que possa ser um melanoma, ele indicará uma biópsia para saber se de fato é uma lesão cancerígena”, Tatiana esclarece. “Nem sempre a unha é arrancada na biópsia, geralmente será retirada uma amostra de tecido entre a cutícula e a unha”.

Após o disgnóstico ser confirmado, o paciente é encaminhado para cirurgia, onde será retirada uma quantidade maior do tecido, que pode chegar até o osso, e em alguns casos mais severos, sendo necessária até a amputação do dedo.

E você? Cuida e presta atenção na saúde das suas unhas? Fique alerta ao menor sinal de uma linha escura na unha, o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença.

Não esqueça de deixar o seu comentário sobre a matéria e aproveite também para compartilhar a informação com seus amigos e familiares, quando mais pessoas forem alertadas, maior são as chances de tratamento.

Você consegue acertar quem é o assassino nessa história?

Artigo anterior

9 coisas do Windows 95 que todo mundo sente saudades

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido