Curiosidades

O que significava essa torre de crânios humanos dos Astecas?

0

Durante muitos anos, passava-se de geração em geração entre os espanhóis a história amedrontadora sobre a torre de crânios. O conto deixou os conquistadores espanhóis com muito medo durante muito tempo. Segundo a história, a estrutura era composta por milhares de cabeças de vários guerreiros honrosos decapitados.

Por mais assustador que possa parecer, a história não passa de uma lenda. Acontece que alguns anos atrás, descobrimos que algumas histórias bizarras sobre o passado podem muito bem ser verdadeiras. A começar pela torre de crânios, que foi descoberta na Cidade do México e se mostrou uma antiga estrutura do Império Asteca.

A Torre de Crânios

Considerado um templo asteca, a torre de crânios possuía mais de 650 crânios. Localizada no coração da Cidade do México, acredita-se que ela tinha como função, realmente, aterrorizar os espanhóis. Eles estavam tentando conquistar a região no início do século XVI, mesma época que constam as primeiras citações da construção da torre de crânio.

A torre de crânios, considerada um mito antes da descoberta, foi descrita pela primeira vez em 1521, através dos relatos escritos por Andres de Tapia, um soldado espanhol. Apesar de tudo, havia uma diferença entre o mito e a torre de crânios reais. Na lenda, acreditava-se que a parede era feita com as cabeças dos inimigos, principalmente, de homens guerreiros. Isso foi um engano.

Crânios de mulheres e crianças

Muitos dos crânios encontrados estavam cobertos de cal e dispostos em anéis. Além disso, eles eram na verdade cabeças de mulheres e crianças. “Estávamos esperando apenas homens, obviamente homens jovens, como guerreiros seriam, e a coisa sobre as mulheres e crianças é que você pensaria que eles não iriam à guerra”, disse Rodrigo Bolanos, um antropólogo biológico em entrevista, e continuou, “está acontecendo algo que não temos registro, e isso é realmente novo, o primeiro no Huey Tzompantli”.

Além dos crânios do próprio muro, anteriormente nessa mesma regiões, havia sido encontrado mais de 32 crânios de crianças.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que está repensando o seu gosto por caveiras, aquele abraço.

7 vezes em que os ‘nerds’ e cientistas foram inspirados uns pelos outros

Matéria anterior

Teoria de Vingadores: Ultimato sugere que o verdadeiro vilão é outro

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.