Curiosidades

O que usavam antes da criação do papel-higiênico?

0

Desde que os primeiros humanos começaram a habitar o mundo, diversas coisas mudaram de forma radical. Por sorte, hoje temos uma tecnologia bastante avançada. Por meio dos grandes inventos, podemos lidar com doenças que antes não tinham cura, podemos ir de um lado do mundo para o outro em pouco tempo, considerando a distância e ainda podemos nos comunicar com pessoas de todo o planeta de forma instantânea. O mundo evoluiu bastante e percebemos isso nos grandes feitos. No entanto, há pequenas coisas extremamente eficientes e que geralmente não damos tanta moral. Um exemplo claro disso é o papel higiênico.

No século 14, a China já produzia papel higiênico em massa. No entanto, esse produto só chegaria ao ocidente nos anos 1800. Desta forma, foi necessário tempo e dedicação para que a “novidade” se tornasse popular no mundo afora. Até então, as pessoas costumavam usar outro métodos tradicionais e diferentes tipos de estratégias tidas hoje como absurdas, com o intuito de manter a higiene na hora das necessidades. E foi pensando um pouco sobre isso que decidimos trazer essa matéria. Confira conosco a seguir e surpreenda-se.

O que as pessoas usavam antes do papel higiênico ser inventado?

1 – Neve

Populações de áreas mais frias costumavam usar neve após fazerem suas necessidades. A grande desvantagem é o frio em uma área tão sensível. No entanto, o corpo é capaz de se acostumar com a condição quando a neve é usada dessa forma diariamente. Apesar de muito exótica, essa técnica é considerada uma das mais higiênicas, visto que trata-se de água.

2 – Pedaços de madeira

Há cerca de 2 mil anos, pessoas na China usavam ripas de madeira para se limpar. De forma tradicional, os objetos eram chamados de salaka, cachou ou chugi. Eles enrolavam pedaços de pano nas pontas, para deixar um pouco mais confortável.

3 – Cacos de cerâmica

Na Grécia Antiga, as pessoas tinham um hábito chamado “pessoi”, ou pequenos pedaços de cerâmica. Esses objetos são encontrados até hoje em latrinas espalhadas por todo o mediterrâneo. As peças costumavam ter entre 3 e 11 centímetros de diâmetros. Eram cortadas assim justamente para que as pessoas pudessem se limpar.

4 – Esponja no graveto

Na Roma Antiga, usavam o que era conhecido como “tersório”. Trata-se de uma esponja presa em um pedaço de madeira. Esse objeto inclusive é mencionado em obras do filósofo Sêneca. Dizem que o objeto era de uso coletivo, sendo limpo com vinagre e água salgada após cada uso.

5 – Conchas

Parece algo inacreditável, mas é verdade. As pessoas que viviam em ilhas e áreas costeiras, usavam conchas para se limpar após fazerem suas necessidades. Na falta delas, os nativos partiam para as cascas de coco.

6 – Trapos

Na América e Europa, antigamente, as pessoas usavam trapos velhos para a higiene após as necessidades. Os pedaços de tecido eram laváveis e reutilizáveis. A maciez do material é, de longe, uma das grandes vantagens e mais se parece com o papel higiênico.

7 – Água

Na Índia, na África e em países árabes, as pessoas têm o costume de usar a mão esquerda e água para se limpar. Essa mão deve ser lavada após a ida ao banheiro. Esse método ainda é utilizado em algumas partes e os historiadores acreditam que ele pode estar por trás do hábito de se utilizar a mão direita para cumprimentar as pessoas.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente.

7 alimentos para aliviar o estresse do dia a dia

Matéria anterior

The Boys conta com sua própria versão do Stan Lee

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.