Curiosidades

O que você pode e não pode fazer depois de tomar a vacina contra o coronavírus

0
Estamos vivendo a pandemia do coronavírus há praticamente um ano. Por ser um vírus mortal, as autoridades de todo mundo se mobilizaram com a situação e tentaram conter o surto. A propagação desse novo tipo de coronavírus, tanto pela Ásia, como em outros continentes, deixou o mundo todo em estado de alerta.

Desde a sua identificação, ele já fez várias vítimas e infectou inúmeras pessoas. E os números não param de crescer. Na urgência de tentar conter o mais rápido possível a pandemia de coronavírus, laboratórios do mundo inteiro se mobilizaram em busca de uma vacina eficaz contra a COVID-19.

Felizmente, todo esse esforço valeu a pena. Tanto que, o Reino Unido já começou a vacinar sua população contra o coronavírus. E os Estados Unidos estão quase começando a aplicar as vacinas nos que mais precisam dela.

“Este é um passo científico importante para o mundo, pois as vacinas serão essenciais na batalha contra o COVID-19. O progresso nas vacinas nos dá um impulso e agora podemos começar a ver a luz no fim do túnel”, disse o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde, em uma entrevista coletiva.

Vacina

Contudo, receber a vacina não significa que as pessoas podem voltar à vida normal que tinham antes da pandemia. Pelo menos, não logo de início.

“Acho que a percepção das pessoas é que você toma a vacina e está seguro e, finalmente, podemos parar todo esse mascaramento e distanciamento social e outras coisas. Mas isso não é realmente a realidade”, ressaltou Debra Goff, farmacêutica de doenças infecciosas do Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio.

A realidade é que vai levar algum tempo para aprender o quão bem a vacina protege as pessoas, que estão em volta daquelas que foram vacinadas. E vai levar ainda mais tempo para que um nível de imunidade de rebanho seja atingido para que permita que todos abaixem a guarda, ou pelo menos, tirem as máscaras.

“Uma vacina é o primeiro passo para nos ajudar a retornar à normalidade pré-COVID. Não é o fim de tudo”, pontuou Goff.

Por isso nem tudo é permitido depois que se tome a vacina. Falamos aqui algumas coisas que se pode e não pode fazer depois de vacinado.

O que pode e não pode

Uma coisa que as pessoas podem fazer é começar a fazer planos provisórios para o futuro. Os especialistas projetam que alguns aspectos da vida pré-COVID devem começar a voltar no meio do ano. E que vamos nos aproximar do antigo normal no fim de 2021.

No entanto, uma coisa que não se pode fazer mesmo depois de vacinado, é parar de usar máscara e respeitar o distanciamento social. Isso porque ainda não é sabido se a vacina protege as pessoas de ter a doença de forma assintomática e acabarem se tornando disseminadores silenciosos.

Agora, depois de vacinado, você pode cuidar de um amigo ou ente querido que esteja com COVID-19 Até por essa razão que os profissionais de saúde estão entre os primeiros a serem vacinados. Então, se você também for vacinado e alguém da sua casa estiver infectado, você pode levar comida e bebida para essa pessoa, checar a temperatura dela e até lhe fazer companhia.

E uma coisa importante que mesmo depois de vacinado você não pode fazer é começar a se aglomerar em bares. Se misturar com estranhos ainda continua sendo uma atividade arriscada mesmo depois de vacinado. Até porque você pode estar passando o vírus sem saber para as outras pessoas.

Contudo, mesmo com todas essas restrições depois de tomar a vacina o alívio vem. E podemos sentir que a vida vai aos poucos voltando ao normal.

Ossos de criança enterrados há 40 mil anos revelam antigo mistério dos neanderais

Matéria anterior

Japonês compartilha casa com crocodilo há 40 anos

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.