• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Operação Overlord, um dos dias mais importantes para o fim da 2° Guerra Mundial

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      04/07/19 às 15h36

Você muito provavelmente já deve ter ouvido a expressão "Dia D", como uma expressão para marcar uma data importante. Mas você sabe a origem desse termo? O Dia D representa o início da retomada das forças aliadas em territórios na Europa Ocidental, feita sob o comando nazista em meio à Segunda Guerra Mundial. Operação Overlord é o código dado à Batalha da Normandia, que aconteceu no dia 6 de junho de 1944. Mais de 150 mil soldados, amparados por aviões e forças marítimas, desembarcaram na Normandia, para aquela que foi considerada uma das batalhas mais importantes da Guerra. A que culminou para o fim do conflito, com a derrota dos alemães.

A Operação Overlord também teve papel fundamental na criação de um front ocidental de guerra, o que acentuou ainda mais o desgaste das tropas alemãs. A decisão de invadir a Normandia foi tomada depois da derrota dos alemães na Batalha de Stalingrado. Como eles estavam com baixas, era um momento oportuno de atacar. Entenda como aconteceu a operação e como ela ajudou a colocar fim na guerra.

Operação Overlord

A Operação Overlord resultou no desembarque de soldados das forças aliadas nas praias da Normandia, no norte da França. A missão tinha como objetivo libertar a França do domínio nazista e intimidar a Alemanha com outro front de batalha. A operação reuniu esforços conjuntos do Reino Unido e dos Estados Unidos.

Segundo o historiador Max Hastings, a operação do Dia D reuniu cerca de 150 mil homens. Esses soldados chegaram até a Normandia em 5.300 embarcações. Além disso, eles contaram ainda com o suporte de 1.200 tanques de guerra e 12 mil aviões de apoio. A operação promoveu uma verdadeira força tarefa, que utilizou ainda paraquedistas para se posicionar em diferentes pontos da praia para confundir as defesas inimigas. Assim, eles conquistaram pontos importantes que garantiram o avanço das tropas rumo à base inimiga.

As tropas Aliadas eram compostas em sua maioria por soldados americanos, britânicos e canadenses. Eles pretendiam conquistar as cinco praias localizadas no entorno da cidade de Caen. Após o fim do conflito, as praias onde os soldados desembarcaram receberam os nomes de Omaha, Utah, Juno, Gold e Sword.

Importância da operação

Tecnicamente, o desembarque das tropas aliadas na Normandia começou na noite do dia 5 de junho de 1944. Eles enviaram seus paraquedistas para ir na frente. Eles saltaram em diferentes posições com o objetivo de confundir os nazistas. O que funcionou, embora muitos deles tenham sido mortos pelos alemães ou tenham morrido afogados no pântano.

Mesmo com a grande resistência dos exércitos nazistas, as tropas das forças aliadas conseguiram se sobressair e estabelecer um sólido controle na entrada da praia. Com isso, permitiu-se a entrada de mais tropas que vieram ajudar na operação. Enquanto isso, as tropas alemãs se dispersaram ao longo da Bretanha, tendo a guerra em duas frentes, o que se tornou o terror dos comandantes alemães.

No final do dia 6 de junho de 1944, os Aliados finalmente conquistaram as praias da Normandia. E, surpreendentemente, a luta travada nessas praias não foi tão brutal quanto se esperava. Muito disso devido às forças alemãs estarem debilitadas. De acordo com o historiador Max Hastings, depois da Operação Overlord, batalhas mais violentas foram realizadas.

De toda forma, a vitória espetacular dos Aliados foi crucial para a continuidade da guerra. Além de ter contribuído para antecipar a derrota dos alemães, colocando fim ao maior conflito da história da humanidade.

E você, já tinha ouvido falar sobre a Operação Overlord? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+