Curiosidades

Os benefícios do sudoku e do caça-palavras para a saúde cerebral

0

O cérebro é um dos órgãos mais importantes, complexos e incríveis do corpo humano. Sua importância vai sofrendo mudanças de acordo com a idade das pessoas. Até porque, assim como nós, o cérebro também vai envelhecendo. Justamente por isso que, independentemente se a pessoa estiver com 20 ou 60 anos, é preciso que ela fique atenta à saúde cerebral. Felizmente existem formas de cuidar desse órgão tão importante.

Uma dessas formas são jogos como o sudoku e o caça-palavras. “Eles [sudoku e caça-palavras] auxiliam na capacidade de memorização e no aumento do vocabulário, além de promoverem atividades neurais como as sinapses, que são conexões cerebrais que estimulam a memória”, explicou Miria Ribeiro, psicóloga, escritora e palestrante.

Saúde cerebral

NSC total

As vantagens que esses jogos oferecem para a saúde cerebral são muitas. Dentre elas está a prevenção de diferentes condições neurológicas. De acordo com Roberto Debski, psicólogo, médico clínico geral e especialista em Homeopatia e Medicina Integrativa, vários estudos mostram que as pessoas que fazem sudoku e caça-palavras com uma frequência razoável têm uma proteção maior contra doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, e contra a própria demência que vem com o avanço da idade.

O bom desses jogos é que eles podem ser praticados por pessoas das mais variadas faixas etárias. A única ressalva que Debski faz é que os níveis de desafios tanto do sudoku como do caça-palavras devem estar compatíveis com a idade de quem está jogando.

Com relação às crianças, Miria Ribeiro pontua que o mais recomendável é que elas comecem esses passatempos aos seis anos, ou então no momento em que a alfabetização já estiver concluída. Essa ressalva é feita pela psicóloga porque é apenas depois desse período que as crianças irão conseguir assimilar de forma correta esses jogos.

Objetivo dos jogos

NSC total

Por mais que muita gente acredite que esses jogos que ajudam na saúde cerebral foram inventados há milênios, a realidade não é bem essa. No caso do sudoku, ele foi inventado em 1979 pelo arquiteto americano Howard Garns. O objetivo desse jogo de raciocínio e lógica é completar os quadrados que estão vazios com números de um a nove. No entanto, o jogador não pode colocar números repetidos em linhas horizontais e verticais, e nem nos quadrados que têm suas linhas em negrito.

No caso do caça-palavras, sua criação é atribuída a várias pessoas com diferentes datas. Nesse jogo, a pessoa tem no começo uma disposição aleatória de letras dentro de um quadrado ou um retângulo. O objetivo é encontrar e circular as palavras que são pedidas no meio do embaralho de letras.

Equilíbrio

Mais idade

Por mais que esses jogos tragam benefícios para a saúde cerebral e não sejam fisicamente desafiadores, isso não quer dizer que eles não tenham seu limite. Da mesma forma que outros tipos de exercícios, sejam eles físicos ou mentais, o sudoku e do caça-palavras precisam ser feitos respeitando seu limite.

“Podemos exercer esses passatempos por um período recomendado de uma a duas horas diárias. Depois desse tempo, o corpo pede movimento. É preciso levantar-se, cuidar da hidratação etc.”, ressaltou Roberto Debski.

O especialista em Homeopatia e Medicina Integrativa também pontua que as pessoas que fazem esses exercícios devem ficar atentos a algumas dicas na hora em que eles vão jogar esses passatempos. São elas:

Estabeleça um horário fixo para fazer esses passatempos.

Hidrate-se e descanse durante a prática dos jogos.

Quando for fazer os jogos sempre escolha um ambiente que tenha boa iluminação.

Por serem jogos que ajudam na saúde cerebral eles precisam sempre ter seu nível de dificuldade aumentado para que a pessoa sempre seja desafiada mentalmente.

Fonte: NSC total

Imagens: NSC total, Mais idade

Sony diz que 2023 será “um ano muito importante para o PlayStation”

Artigo anterior

Estudante passa em 1° lugar em escola onde 94% dos aprovados são homens

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido