História

Os EUA tinha um plano para invadir o Brasil na segunda Guerra Mundial?

0

A possibilidade do Brasil entrar na Segunda Guerra Mundial junto a Alemanha deixou os EUA muito preocupados. Devido ao seu impacto na navegação atlântica e a localização do Brasil, o nosso país representava uma grande base estratégica para o Eixo. Acreditem, isso levou os militares americanos a bolarem um plano de invasão preventiva. O nome da invasão seria Plan Rubber.

Na verdade, essa abordagem buscava assegurar militarmente o norte do Brasil. Por que? Essa área encurtava a distância de viagem entre América e África, além de construir uma “escada” na direção do Pacífico. Basta dar uma olhada em qualquer mapa para ter a certeza que o Brasil daria um acesso mais fácil para a África e Europa. Bom, essa história a gente explica para vocês com mais detalhes.

Invasão dos EUA no Brasil

Dizem que uma das coisas que impediu que os americanos invadissem o Brasil foi a geografia do norte. Pelo fato das praias serem rasas e ter muitos corais, poderia atrapalhar as embarcações de portes grandes. Antes de começar a guerra, os EUA analisavam outros países, como o Brasil. Aqui, nossos aeroportos eram de grande interesse dos americanos, e poderiam ser tomados por outros países. E foi nessa que os americanos criaram o plano já citado, o “Plan Rubber” (Plano da Borracha).

Mas por que não pedir ajuda para os brasileiros? Na época o Brasil tinha mais chance de ficar do lado do Eixo. O Brasil vivia uma ditadura. Getúlio Vargas governava o Brasil, e por ser um tanto orgulhoso e achar que a soberania da pátria estava a cima de tudo, nunca fez uma negociação amigável.

No final de 1941, os americanos fizeram um pedido de ajuda oficial para o Brasil. Eles queriam usar algumas bases brasileiras, mas Getúlio, muito ofendido, negou o pedido. Além disso, o Brasil na época estava separado em dois. Os alemães que moravam no sul tinham uma simpatia pelos nazistas. O outro lado estava contra os mesmos.

Depois da queda dos alemães na Rússia, os americanos temiam que eles iriam abrir caminho para o norte brasileiro. Sem ter opções, eles deram a ordem “Joint Basic Plan for the Occupation of Northern Brazil [Joint], Serial 737 of 21 December 1941”, que dizia que o Brasil deveria ser invadido antes dos nazistas. É, meus amigos, os americanos estavam dispostos a perder homens para ter uma grande vantagem na guerra.

Tratado pacífico

Felizmente houve um acordo entre os dois países. Os americanos ganharam o direito de mandar homens para o Brasil. Porém, em troca, os americanos teriam de mandar armas e munições para cá. É claro que deve ter havido outras coisas nesse acordo, mas nunca foi publicado.

Esse acordo fez os dois países terem confiança um no outro. Em maio de 1942, o Brasil assinou um tratado de apoio mútuo com os Estados Unidos. Em agosto do mesmo ano, o Brasil entrou na Segunda Guera Mundial, e isso a nossa matéria com as guerras que o Brasil participou pode contar melhor essa história para vocês.

E aí, já sabiam que o Brasil quase foi invadido pelos EUA? Não esqueçam de deixar um comentário.

8 vilões da DC Comics que ficaram ainda melhores nos cinemas

Artigo anterior

7 tendências tecnológicas incríveis de 100 anos atrás

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido