• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Os humanos poderão fazer fotossíntese no futuro?

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      11/07/19 às 19h35

As plantas se alimentam e vivem através da fotossíntese. E você já pensou se nós humanos pudéssemos fazer isso e nos alimentar da energia do sol? Com certeza, isso facilitaria a vida das pessoas. E também das terras, que são usadas para agricultura, e que, neste caso, poderiam se reverter em grandes áreas de ecossistemas naturais. Além disso, a taxa de fome diminuiria e as doenças transmitidas através dos alimentos despencariam.

Mas isso pode ser difícil, já que plantas e humanos não compartilham um ancestral em comum desde centenas de milhões de anos. Quase tudo da nossa biologia é diferente das plantas. E isso tira a esperança de podermos fazer fotossíntese.

Contudo, existem biólogos, como Christina Agapaki, que estão explorando essa possibilidade com uma profundidade. Eles até mesmo tentaram criar seus híbridos de plantas com animais. A construção de um humano fotossintético está longe, mas novas pesquisas mostram um mecanismo biológico intrigante que pode impulsionar esse campo de estudo.

Segundo o Laboratório de Biologia Marinha do Woods Hole, os cientistas descobriram o segredo por trás da Elysia chlorotica, que é a brilhante lesma do mar verde. Ela se parece com uma folha, come a luz do sol como se fosse uma folha. Contudo, ela é, na verdade, um animal.

O que acontece é que esse animal tem a sua cor vívida consumindo algas e pirateando seus genes de fotossíntese. Ele é o único exemplo que se conhece de um organismo multicelular que pega o DNA de outro.

"Não há como, na Terra, genes de algas funcionarem dentro de uma célula animal. E ainda aqui, eles fazem. Eles permitem que o animal confie na luz do sol para sua nutrição", disse em comunicado o coautor do estudo, Sidney K. Pierce.

Fotossíntese

Quando o assunto é aproveitar a energia do sol, os humanos evoluíram por bilhões de anos na direção evolucionária errada. Enquanto as plantas se tornaram finas e transparentes, os animais ficaram mais espessos e opacos. As plantas se movem lentamente para pegar o suco de sol, enquanto os animais precisam se movimentar para conseguir energia através do alimento.

E se for olhado nas menores escalas da biologia, nossas células e nosso código genético não são muito diferentes. É essa surpreendente convergência que permite que um animal roube a fotossíntese para si.

"Normalmente, quando você pega genes de um organismo e os insere nas células de outro organismo, isso não funciona.Mas quando funciona, pode fazer uma enorme diferença da noite para o dia. É como uma evolução rápida", explica Pierce.

As lesmas do mar descobriram como cortar o intermediário e conseguem fazer a fotossíntese indiretamente por si mesmas. Esse híbrido de plantas com animais pode viver por meses se alimentando apenas da luz do sol. Mas como exatamente as lesmas conseguem manter as fábricas solares que elas roubaram ativas, é um mistério.

Pierce e seus coautores têm uma explicação. Pelo que eles viram, as lesmas roubam não só os cloroplastos das algas, mas também as plantas críticas do DNA. Os autores usaram uma técnica para confirmar que um gene da alga V. litorea está presente no cromossomo de E. chlorotica.

Pessoas

Na natureza, essa expropriação genética é rara, mas os cientistas mexem com ela em laboratório há décadas. Pode parecer loucura que se possa seguir o exemplo da natureza e trazer para os animais, e até mesmo para os humanos a habilidade de fazer fotossíntese.

"Meu pensamento era, se pudéssemos obter cloroplastos na pele humana, bem, talvez pudéssemos manter uma pessoa submersa para sempre", comentou Pierce.

"Se você está perguntando, posso me tornar totalmente fotossintético, eu diria que primeiro, você teria que parar de se mover completamente. Segundo, você teria que se tornar transparente", disse Agapakis.

Mesmo que não seja possível que nós nos alimentemos totalmente pela fotossíntese ainda, é sempre bom olharmos os exemplos da natureza para nos inspirarmos.

Próxima Matéria
Via   Vice  
Imagens G1 Freepik
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+