Curiosidades

Os maiores aeroportos do mundo

0

Os maiores aeroportos do mundo são determinados a partir de vários critérios. Além do fato que, por si só, os aeroportos costumam ser uma área extensa, diversos ambientes são necessários para o seu funcionamento.

Em questão de extensão, o maior aeroporto do mundo se encontra na China. Ele é o Beijing Daxing International Airport, em Pequim, cuja área total é a mesma de 98 campos de futebol. Os 700 mil metros quadrados são destinados aos 100 milhões de passageiros originados de várias partes do mundo, todos os anos.

Porém, existem outros grandes aeroportos se o critério não for extensão. Veja uma lista deles.

O maior aeroporto em extensão

Atrax Group

O grande Beijing Daxing International Airport é dividido em um prédio de cinco andares, sendo dois deles destinados ao embarque de passageiros. Assim, o aeroporto chinês também é o maior no critério de terminal de passageiros.

A construção desse grande espaço custou 70 bilhões de dólares. O projeto foi realizado por uma das profissionais mais famosas do ramo, Zaha Hadid.

Porém, a China possui planos ainda maiores para o aeroporto. Isso porque objetiva ultrapassar os Estados Unidos em fluxo de passageiros, operando com 70 milhões de pessoas por ano até 2025. Vale lembrar que a obra foi entregue apenas em 2019.

Maior fluxo de passageiros

Richard Lubrant, courtesy of ACVB & AtlantaPhotos.com

Nesta categoria o campeão é Hartsfield-Jackson, localizado em Atlanta, nos Estados Unidos. No ano de 2018, o local atingiu a marca recorde de 107 milhões de passageiros em um ano. Além disso, o aeroporto recebe 895 mil pousos e decolagens por ano.

Acredita-se que o fluxo de passageiros está relacionado ao fato da cidade ter a sede da Coca-Cola, assim, recebe conexões de vários lugares do mundo. O aeroporto só perde nas viagens internacionais para o de Dubai, que recebe cerca de 88,8 milhões de estrangeiros anualmente.

Aeroporto com mais destinos para viajar

Vou na Janela

O aeroporto com mais destinos disponíveis é o de Frankfurt, na Alemanha. Ele oferece 304 locais em 85 países.

O aeroporto conta com uma estrutura de 81 quilômetros de esteiras, que permite despachar 20 mil volumes (entre malas e encomendas) por hora. Esse sistema deu tão certo que foi adaptado para outros países.

O maior em área total

Flicker: Mohammed abu foor

Mesmo com a magnitude do Beijing Daxing International Airport, o maior em área total é o Rei Fahd, na Arábia Saudita. O local possui 780 quilômetros quadrados e recebe passageiros de todo o mundo. Além disso, 16,4 mil quilômetros quadrados desse aeroporto são destinados exclusivamente à família real saudita. Nele também se encontra uma mesquita que pode receber duas mil pessoas.

Aeroporto com a maior pista

Top 10 Mais

Enquanto isso, a maior pista fica com o Qamdo Bangda, localizado no Tibet, com 5,5 quilômetros de extensão. Porém, apesar da pista enorme, o aeroporto em si é pequeno e trabalha apenas com três companhias aéreas e dois destinos diferentes.

O Qamdo Bangda também possui o título de aeroporto mais alto do mundo. O local foi construído sob uma altitude 4,3 quilômetros acima do nível do mar.

Aeroporto com maior fluxo de carga

Wikimedia Commons

O aeroporto com o maior fluxo de carga é o Chek Lap Kok, em Hong Kong. O local tem o fluxo de 5,1 milhões de toneladas de carga anualmente. Ele está nessa posição desde 2010.

Fonte: Segredos do Mundo

Mudança climática pode abrir ”rios no céu” no leste da Ásia

Matéria anterior

Esse sexto sentido é a chave para o nosso bem-estar

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications