Ovos ajudam a manter a fome sob controle?
Tempo de leitura:2 Minutos, 52 Segundos

Ovos ajudam a manter a fome sob controle?

O ato de comer está entre os maiores prazeres das pessoas.  Os gostos, é claro, são relativos. Doces, massas, grelhados, crus, naturais e vários outros tipos de infinidades, existem por aí para que possamos nos alimentar. No entanto, existe um alimento super comum e que é presente na alimentação de pessoas do mundo inteiro: os ovos. Eles são baratos e bastante nutritivos.

Os humanos comem o ovo há milhões de anos, e atualmente eles são usados em todos os tipos de pratos e bebidas. O mais comum é ver eles sendo consumidos no café da manhã, sejam ovos  fritos, escaldados ou mexidos. Além de ser um café da manhã saboroso será que ele pode ajudar a suprimir a fome?

Para responder essa pergunta, quatro especialistas em nutrição responderam essa pergunta. E a resposta entre eles foi unânime que sim.

Suprem a fome

Um ovo de galinha médio tem aproximadamente 70 calorias de energia, cerca de seis gramas de proteína e várias vitaminas e nutrientes. Além disso, os ovos também tem gordura porque seu propósito biológico é dar nutrientes e energia para os embriões de pintinhos que estão em desenvolvimento.

Com relação ao efeito dos ovos no apetite, vários estudos analisaram esse efeito. Para isso, um grupo de pessoas foi dividido e foi pedido que metade comesse uma  determinada dieta à base de ovo e a outra metade com uma dieta sem ovos.

A professora professora Maria-Luz Fernandez, especialista em nutrição da Universidade de Connecticut fez um estudo e explicou como foi o seu método. “Realizei um estudo em que usamos dois tipos de café da manhã, um à base de ovo e outro à base de bagel, o número de calorias foi o mesmo. Os indivíduos tinham níveis mais baixos de grelina, hormônio do apetite, após o café da manhã com ovos e comeram 400 kcal a menos nas 24 horas seguintes após o café da manhã com ovos”, pontuou.

Outros estudos parecidos descobriram que o café da manhã com ovos suprimia a fome de uma forma mais eficaz do que o à base de trigo, aveia ou cereal.

Dieta

Por conta dos ovos ajudarem a suprimir o apetite, pode-se imaginar que comê-los poderia ajudar na perda de peso. Contudo, essa relação entre comer ovos e perder peso ainda não é clara.

“Com base nas evidências dos estudos experimentais, a incorporação de ovos no café da manhã pode ser mais eficaz do que cafés da manhã com cereais ou grãos para aumentar a sensação de saciedade por mais tempo e para limitar o consumo de energia em curto prazo. No entanto, o papel potencial de um café da manhã de rotina com ovos na produção de um déficit energético sustentado e consequente perda de peso deve ser determinado por pesquisas adicionais”, explicou Cornelie Nienaber-Rousseau, especialista em nutrição da North-West University.

E Peter Clifton, professor e especialista em nutrição e endocrinologia da South Australia University concorda com essa explicação de Cornelie. “Há boas evidências de aumento da saciedade da proteína em geral e dos ovos em particular. No entanto, em uma dieta com controle calórico, o efeito aditivo da proteína não é observado e a perda de peso é a mesma após 3 meses”, disse ele.

Então, em conclusão o que é certo é que os ovos ajudam a suprimir a fome. No entanto, ainda não é claro se eles podem ou não ser usados para ajudar na perda de peso.