Curiosidades

Papa Francisco pode ser o último papa da história

0

A Profecia dos Papas ou Profecia de São Malaquias consiste em 112 frases curtas em latim, as quais supostamente descreveriam, cada uma, o futuro de cada Papa da Igreja Católica (incluindo alguns antipapas), iniciando as previsões com o Papa Celestino II.

As supostas profecias foram publicadas pela primeira vez pelo monge beneditino Arnold Wion em 1595. Wion atribuiu as profecias a São Malaquias, arcebispo de Armagh no século 12.Considerando que as descrições dos papas até 1590 são bastante acuradas, e as posteriores nem de perto alcançam o mesmo nível de exatidão, a maioria dos historiadores conclui que as supostas profecias foram forjadas, tendo sido escritas pouco antes de sua publicação. A Igreja Católica também não as reconhece como autênticas.

13

As profecias podem ter sido criadas com o intuito de influenciar o resultado do segundo conclave (espécie de eleição para escolher o Papa) de 1590, ao sugerir que era da vontade divina que o Cardeal Girolamo Simoncelli fosse escolhido como Papa.

O último papa dos 112, denominado de Petrus Romanus (Pedro, o Romano) seria, de acordo com o texto publicado, o último papa da Igreja Católica Romana e veria a destruição de Roma.

O nome “Pedro, o Romano” faz alusão ao verdadeiro nome de São Francisco de Assis (Giovanni di Pietro) que foi o santo homenageado por Jorge Mario Bergoglio, o atual Papa, assim como a palavra “Romano” faz referência ao fato deste mesmo santo ter nascido na Itália, e não na Galileia como o primeiro papa, São Pedro Apóstolo.

O assunto tem despertado o interesse de curiosos durante séculos mas nunca se teve nada de concreto comprovado sobre o tema. E você, acredita que o Papa Francisco será o último papa?

10 coisas que você não sabia sobre Naruto

Matéria anterior

12 coisas que só quem nasceu antes da internet vai conseguir se lembrar

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Mais em Curiosidades

Você também pode gostar