Existem diversas coisas simples na vida que nos trazem ótimas sensações. Um bom cafuné no final de um dia cansativo, um abraço nos dias de solidão, dar boas risadas com os amigos e até mesmo andar descalços. Um artigo da revista Science Direct explica as qualidade do que chamamos de gounding ou earthing. Essa tendência tem como princípio a conexão da pessoa com a terra ou alguma superfície natural. Tudo isso, pelos pés. Isso serve para que os órgãos recebam a energia magnética o feito pode oferecer. Se você não tiver um jardim, pode fazer dentro de casa, pois é também uma boa opção.

Quando crianças, costumávamos andar descalços com muita frequência e isso só nos trazia coisas boas. Podemos voltar a praticar isso na vida adulta. Pensando um pouco mais sobre o assunto, decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. Sendo assim, a Fatos Desconhecidos buscou e listou algumas coisas que acontecem se começarmos a andar descalços com mais frequência. Confira conosco a seguir e surpreenda-se. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já.

O que acontece se começarmos a andar descalços com mais frequência?

1 - Diminui o estresse

Publicidade
continue a leitura

Andar descalços, com os pés livres, reduz o estresse. Ao mesmo tempo, impulsiona os sistemas parassimpáticos, como a respiração, oxigenação do sangue e o pulso. A simples ação nos remete à infância, que ainda nos ajuda a criar sentimentos positivos.

2 - Renova a pele

É muito importante permitir que os nossos pés transpirem de forma natural. Além disso, deixá-los descansar  do "enclausuramento" que nossos sapatos provocam. O hábito de andar descalço ajuda a evitar a umidade e, consequentemente, o mau cheiro e os fungos.

3 - Aumenta a energia

Publicidade
continue a leitura

Há uma infinidade de terminações nervosas em nossos pés que servem de referência para algumas formas de medicina alternativa. Acupuntura e reflexologia são alguns exemplos. Quando tocamos diretamente a terra ou o chão com os pés, ativamos essas terminações. Isso faz com que a energia do nosso corpo aumente de maneira geral.

4 - Alivia a pressão sobre as articulações

Publicidade
continue a leitura

Nossos ancestrais evoluíram caminhando descalços. Por esse motivo, a mecânica de movimento e as articulações do nosso corpo são naturalmente adaptadas ao caminhas descalços. Não é à toa que alguns exercícios, como pilates ou ioga, são praticados assim.

5 - Reforça as defesas

Dizem que precisamos calçar os sapatos para não ficarmos doente. Geralmente, nossas mães falam bastante isso na infância. No entanto, andar descalços nos ajuda a ter maior resistência aos resfriados. Isso porque, como reação ao frio, o corpo produz calor, o que, por sua vez, fortalece o sistema imunológico. Essas técnicas de contrastes de quente a frio são muito utilizadas para tratar a dor. Isso, no caso de doenças pulmonares obstrutivas crônicas, como asma e ansiedade.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site e mergulhe em um oceano de curiosidades.

Publicado em: 17/09/20 13h30