Curiosidades

Pesquisa aponta Goiânia como a cidade mais ‘rude’ na opinião dos brasileiros

0

Uma pesquisa apontou a cidade mais rude do Brasil e o resultado surpreendeu ao definir a capital Goiânia como a vencedora desse ranking. O levantamento recolheu a opinião de milhares de entrevistados, para encontrar as cidades com a pior educação do País.

Cada região possui suas tradições e hábitos, e não seria diferente com os municípios do Sudeste e Centro-Oeste. Segundo os brasileiros, Goiânia é a região mais rude do país no quesito educação.

Via Wikimedia

Essa pesquisa aconteceu com base em comportamentos comuns no cotidiano dos moradores, como falar alto em público, ouvir música em fone de ouvido em espaços abertos e respeitar as regras de etiqueta de determinado local.

No mês de dezembro, o estudo pediu para que os residentes de 15 metrópoles falassem com qual frequência observavam a ocorrência de uma lista de 12 atitudes grosseiras no local onde viviam.

Além disso, os participantes também puderam falar suas opiniões sobre alguns casos específicos, como a respeito de dar gorjeta ou se achavam que os moradores locais eram mais ou menos rudes que não nativos, seja de outra parte do Brasil ou internacionalmente.

Em seguida, cada comportamento listado recebeu uma pontuação com base na opinião dos residentes que participaram. Com isso, foi possível traçar uma média geral para todos os municípios incluídos na pesquisa. Dessa forma, Goiânia foi coroada a cidade mais rude do Brasil, por ter as maiores notas.

Cidade mais rude do Brasil representando o centro-oeste

Por conta da extensão territorial, algumas cidades representaram a região no estudo, como foi o caso de Goiânia, responsável por responder pela região Centro-Oeste quanto a hábitos de educação.

Sua média nacional foi a maior, atingindo 6,76 na concepção dos participantes. Em seguida no ranking destaca-se o Rio de Janeiro, que não ficou muito atrás, com pontuação média de 6,58. Ou seja, a “cidade maravilhosa” é a segunda mais mal-educada na opinião dos brasileiros. Para encerrar o pódio, vem Porto Alegre, com 6,50 de média.

As notas foram próximas, o que significa que os hábitos não apresentam muitas diferenças entre a população desses estados, representados pelas capitais.

No entanto, a especialista do estudo, Yolanda Del Peso, explicou que o intuito do estudo não era generalizar os moradores como todos sendo rudes e grosseiros. Ela afirma saber que todos os lugares possuem pessoas com esse tipo de comportamento.

Contudo, existem algumas coisas que incomodam mais as pessoas no dia a dia, e nem sempre são faladas. Foi esse sentimento que o ranking buscou medir na sua avaliação.

Com a média, torna-se mais simples descobrir qual a cidade com maior potencial para ser grosseira com turistas, visitantes e até mesmo uns com os outros.

Via Ateleia

Pontuação

Como as cidades ficaram com pontos extremamente próximos, existiram alguns fatores de peso que ajudam a definir a resposta final para o ranking.

Por exemplo, no Rio de Janeiro, habitantes apontaram que as pessoas são muito barulhentas nas ruas e se distraem muito fácil com o celular. Assim, a cidade recebeu pontuações altas nesse quesito, com média de 7,47 e 7,29 para barulho e distrações, respectivamente.

Além disso, os residentes de Porto Alegre também receberam avaliações negativas por não prestarem atenção em estranhos na rua. É o famoso caso de esbarrar sem pedir desculpas, algo que parece acontecer com frequência nessa cidade e na região.

Por conta disso, os porto-alegrenses também receberam notas baixas em relação à fácil distração com telefone. Os motivos podem estar interligados, influenciando a opinião dos participantes.

Das 15 cidades que participaram da pesquisa, Brasília (5,74), no Centro-Oeste, Natal (5,85), no Nordeste, e Curitiba (5,91), no Sul, foram as regiões que menos apresentaram médias mal-educadas. Assim, classificaram-se como cidades menos rudes no ranking, além de serem referência para boas maneiras.

 

Fonte: Jornal Opção

Imagens: Wikimedia, Aleteia,

Sistema de refrigeração menos prejudicial ao ambiente é criado por cientistas

Artigo anterior

Novo piso salarial para professores é anunciado por Ministro da Educação

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido